Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1710
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves Bezerra, Jane Eyre | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T14:28:48Z | - |
dc.date.available | 2022-01-05T14:28:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1710 | - |
dc.description.abstract | No texto dessa dissertação e produto, propõe-se um reexame de questões antigas da alfabetização, isto é, do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita. Mesmo tendo diminuído o número de analfabetos no país, ainda assim a questão está longe de ser resolvida. Segundo o IBGE 2018, 6,8% dos brasileiros acima de 15 anos ainda não leem e não escrevem. A pesquisa está inserida na linha Educação Básica: Fundamentos e Planejamento. Do ponto de vista da metodologia, sua concepção teórica está alicerçada na dialética clássica, ou seja, na crítica que produz seu contraponto, em busca de nova síntese. Seu enfoque é qualitativo e está vinculada ao projeto de pesquisa, intitulado FORDAPP. Dentre os autores que compuseram o quadro teórico desta pesquisa, estão Soares (2017), Chomsky (1999), Vygotsky (2020), Piaget (1971), Bruner (1999) e Ferreiro & Teberoski (1998). Como argumento principal, nessa dissertação afirma-se que aos alfabetizadores faltam conhecimentos básicos de linguística, sem os quais tornase difícil explicar aos alfabetizandos a estrutura da estrutura fonológica da língua. Mais ainda, fica difícil explicar que o sistema de escrita não é o sistema de fala. Os sons (fonemas) pertencem aos processadores neuronais auditivos e as letras (grafemas) pertencem aos processadores neuronais visuais. Por serem diferentes, os dois sistemas exigem tempo e atividades para se reconhecerem e se unificarem. Quando alfabetizadas, as pessoas, as crianças ou adultos, estabelecem equivalências funcionais entre os fonemas e os grafemas. Este trabalho será combinado em um texto resumido, a ser disponibilizado aos alfabetizadores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Métodos. Alfabetização. Escrita. Letras. | pt_BR |
dc.title | A ALFABETIZAÇÃO SOB NOVOS ENFOQUES | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2021 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jane Eyre Alves Bezerra.pdf | 509,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.