Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1713
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vilela Amaral, Jose Marcio | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T14:48:15Z | - |
dc.date.available | 2022-01-05T14:48:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1713 | - |
dc.description.abstract | A alfabetização é um processo sociocultural, no qual o indivíduo desenvolve práticas sociais de leitura e de escrita pré-existentes a ele e a escrita é uma tecnologia em constante evolução. O ato de escrever exige a ação de pequenos músculos das mãos que, em uma movimentação conjunta, são capazes de produzir movimentos refinados. A qualidade desses movimentos será capaz de definir a boa ou má escrita. É na Educação Básica, principalmente nos anos iniciais, que a criança é capaz de evoluir suas habilidades motoras propiciando assim a aquisição de capacidades motoras complexas. Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa "Educação Básica: Fundamentos e Planejamento". O objetivo do presente estudo foi pesquisar a importância do trabalho do professor de Educação Física Escolar para o desenvolvimento da coordenação motora fina e para o aprendizado da escrita de crianças na Educação Básica. Esse trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa e, para coleta de dados, foi aplicado questionário aos professores de Educação Básica em uma escola estadual e em uma escola municipal da zona urbana do município de Coromandel, Minas Gerais. Os professores selecionados foram regentes de turma e professores de educação física escolar. O método descritivo foi utilizado na análise dos dados, valorizando assim a fala de cada educador, a fim de auxiliar na organização do produto final. O trabalho da Educação Física Escolar nas séries iniciais é de extrema importância, pois proporciona aos alunos, desde cedo, a chance de desenvolver suas habilidades corporais, envolvendo-se com atividades culturais, com jogos e com outras atividades. As aulas da referida disciplina têm a função de estruturar o meio adequado para a criança, oferecendo conhecimentos que resultam numa contribuição exemplar ao desenvolvimento humano, principalmente o desenvolvimento motor, garantindo a aprendizagem de habilidades específicas. A coordenação motora fina é entendida como movimentos refinados que, se desenvolvida adequadamente, é capaz de aprimorar a escrita. Desta forma, o presente estudo evidenciou a forte relevância da Educação Física para o desenvolvimento motor da criança durante os anos iniciais com o intuito de desenvolver a escrita, pois as aulas desta disciplina, exercem um papel fundamental no progresso motor e intelectual dos alunos, por meio de atividades lúdicas e de brincadeiras. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Coordenação motora fina. Ensino e aprendizagem. Educação infantil. Educação Física. | pt_BR |
dc.title | A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA E PARA O APRENDIZADO DA ESCRITA DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2021 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jose Marcio Vilela Amaral.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.