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Título: APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PATOS DE MINAS
Autor(es): Arielly Alves, Andressa
Palavras-chave: Aprendizagem autodirigida, Educação básica, formação de professores, COVID-19
Data do documento: 29-Abr-2021
Resumo: Essa pesquisa de abordagem qualitativa e sistematização de dados quantitativos, realizada no Programa de Pós-graduação em Educação: Formação Docente para Educação Básica da UNIUBE, foi direcionada a entender se os professores da educação básica, da cidade de Patos de Minas, usam a autodireção da aprendizagem na busca por novos conhecimentos. Para isso, fizemos uso de pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas, que foram realizadas remotamente em decorrência da pandemia. O objetivo geral é, a partir de um estudo de caso, investigar de que forma a aprendizagem autodirigida é tratada em professores da Educação Básica da rede pública de ensino de Patos de Minas, além disso, entender quais os recursos, plataformas e métodos foram escolhidos para se adequarem à nova realidade instalada à todos de forma inesperada e urgente devido a pandemia do COVID19. Na amostra, contamos com um grupo de 33 professores da educação básica de Patos de Minas, sendo 26 do sexo feminino e 7 do sexo masculino. A idade dos participantes variou de 29 a 63 anos, com idade média de 41 anos. O tempo médio de magistério dos participantes foi de 13 anos, sendo o tempo menor de 1 ano, e o tempo maior dedicado ao magistério de 34 anos. O referencial teórico contou com a leitura de Brookfield (2009), Alheit e Dausien (2006), Ghanem e Trilla (2008) e Gohn (2008) entre outros. Como resultado, as principais conclusões da pesquisa foram: os professores da amostra fizeram uso da autodireção da aprendizagem, onde cada um, percebendo qual era sua necessidade de aprendizagem, buscou recursos e ferramentas que foram considerados mais eficazes para sua demanda. Além disso, os professores deram preferência ao aprendizado em ambientes informais e digitais, onde 100% dos professores entrevistados fizeram pesquisas no Google, e 93% usaram a plataforma de vídeos Youtube para aprender.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1714
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