Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1714
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Arielly Alves, Andressa | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T14:50:49Z | - |
dc.date.available | 2022-01-05T14:50:49Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-29 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1714 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa de abordagem qualitativa e sistematização de dados quantitativos, realizada no Programa de Pós-graduação em Educação: Formação Docente para Educação Básica da UNIUBE, foi direcionada a entender se os professores da educação básica, da cidade de Patos de Minas, usam a autodireção da aprendizagem na busca por novos conhecimentos. Para isso, fizemos uso de pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas, que foram realizadas remotamente em decorrência da pandemia. O objetivo geral é, a partir de um estudo de caso, investigar de que forma a aprendizagem autodirigida é tratada em professores da Educação Básica da rede pública de ensino de Patos de Minas, além disso, entender quais os recursos, plataformas e métodos foram escolhidos para se adequarem à nova realidade instalada à todos de forma inesperada e urgente devido a pandemia do COVID19. Na amostra, contamos com um grupo de 33 professores da educação básica de Patos de Minas, sendo 26 do sexo feminino e 7 do sexo masculino. A idade dos participantes variou de 29 a 63 anos, com idade média de 41 anos. O tempo médio de magistério dos participantes foi de 13 anos, sendo o tempo menor de 1 ano, e o tempo maior dedicado ao magistério de 34 anos. O referencial teórico contou com a leitura de Brookfield (2009), Alheit e Dausien (2006), Ghanem e Trilla (2008) e Gohn (2008) entre outros. Como resultado, as principais conclusões da pesquisa foram: os professores da amostra fizeram uso da autodireção da aprendizagem, onde cada um, percebendo qual era sua necessidade de aprendizagem, buscou recursos e ferramentas que foram considerados mais eficazes para sua demanda. Além disso, os professores deram preferência ao aprendizado em ambientes informais e digitais, onde 100% dos professores entrevistados fizeram pesquisas no Google, e 93% usaram a plataforma de vídeos Youtube para aprender. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem autodirigida, Educação básica, formação de professores, COVID-19 | pt_BR |
dc.title | APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PATOS DE MINAS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2021 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andressa Arielly Alves.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.