Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/191
Título: INFLUÊNCIA DO CLAREAMENTO DENTAL SOBRE DENTES TRATADOS ENDODONTICAMENTE: REVISÃO DA LITERATURA
Autor(es): DE LORENA OCCHI, FERNANDA
SOARES E SILVA, NATÁLIA
Palavras-chave: Clareamento interno
Clareamento e dentes tratados endodonticamente
Clareamento de dentes não vitais
Resistência à fratura de dentes despolpados clareados
Propriedades dos dentes desvitalizados clareados.
Data do documento: 1-Jul-2017
Resumo: O clareamento de dentes tratados endodonticamente pode ser realizado internamente ou em associação com o clareamento externo. Contudo, o clareamento interno pode promover efeitos colaterais no dente, como a diminuição da dureza da dentina, diminuição da resistência à fratura do dente e a reabsorção cervical. O objetivo deste trabalho foi avaliar, por meio de uma revisão de literatura, os efeitos que as diferentes técnicas de clareamento promovem na estrutura de dentes tratados endodonticamente. Foi realizada uma revisão da literatura baseada em artigos publicados entre 2010 até 2017 sobre as propriedades biomecânicas de dentes tratados endodonticamente submetidos ao clareamento dental. Foram pesquisadas as bases de dados PubMed e Lilacs, utilizando as seguintes palavras-chave: internal bleaching (clareamento interno), bleaching and endodontically treated teeth (clareamento e dentes tratados endodonticamente), nonvital nooth bleaching (clareamento de dentes não vitais), fracture resistance of nonvital tooth bleaching (resistência à fratura de dentes despolpados clareados) e properties of nonvital tooth bleaching (propriedades dos dentes desvitalizados clareados). A análise da literatura revelou que o clareamento pode promover alguns efeitos insatisfatórios durante o tratamento quando a técnica e a concentração dos agentes clareadores não são respeitadas como, por exemplo, a reabsorção cervical externa, alteração dos componentes inorgânicos do esmalte e a redução a resistência à fratura do dente. Sendo assim, concluiu-se que altas concentrações dos agentes clareadores, tempo de tratamento e o domínio da técnica utilizada são importantes para um resultado satisfatório ao paciente e para evitar os possíveis efeitos adversos que o clareamento pode causar.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/191
Aparece nas coleções:2017/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INFLUÊNCIA DO CLAREAMENTO DENTAL SOBRE DENTES TRATADOS ENDODONTICAMENTE - REVISÃO DA LITERATURA.pdf557,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.