Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1963
Título: A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR IDOSO ANTE AS PRÁTICAS ABUSIVAS NAS OFERTAS DE CRÉDITO CONSIGNADO
Autor(es): Guimarães Oliveira Lara, Albuquerque Borges Tainá
Palavras-chave: Direito do consumidor. Crédito Consignado. Hiper vulnerabilidade do consumidor idoso. Superendividamento
Data do documento: Jun-2022
Resumo: O presente trabalho visa analisar o que é o crédito consignado e suas particularidades, bem como as falhas que ocorrem na prestação deste serviço pelas instituições bancárias, que podem ser consideradas como práticas abusivas. Também será pontuado como essas abusividades podem prejudicar gravemente a vida financeira do principal grupo de beneficiários deste serviço, os consumidores idosos. Ademais disso, o texto aponta a problemática da modernização dos meios de contratação do crédito consignado e expõe dados referentes às reclamações realizadas contra as instituições financeiras acerca desse serviço. Por fim, apresenta as principais medidas para a proteção do consumidor idoso ante o superendividamento. A pesquisa teve cunho qualitativo e bibliográfico, de natureza exploratória. Os resultados obtidos consideraram que ainda existem falhas na legislação para proteger de forma totalmente eficaz a população idosa das abusividades cometidas pelas instituições financeiras.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1963
Aparece nas coleções:2022/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lara e Tayná 29 de maio de 2022.docx274,95 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.