Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMACHADO, Guilherme Sousa-
dc.date.accessioned2022-12-20T23:28:42Z-
dc.date.available2022-12-20T23:28:42Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2100-
dc.descriptionOrientador: Tiago Zanquêta de Souzapt_BR
dc.description.abstractO objetivo do trabalho é o de promover o delineamento mais refinado do perfil e das funções do Educador Popular e discutir a identidade e o ser professor na perspectiva da Educação Popular (ou seja, olhando para o Educador Popular), especialmente vinculado à educação escolar. Para isso, a prática metodológica da pesquisa está atrelada ao estudo do Estado do Conhecimento, cuja revisão bibliográfica se seu por meio da seleção de teses e dissertações veiculadas à Base de Dados de Teses e Dissertações, dos últimos 3 anos. Os descritores utilizados foram: “Educador Popular”, “Professor e “Formação”. Ao todo, foram selecionados 36 trabalhos. Para que possamos compreender melhor tais pesquisas, fizemos uma análise detida sobre os seguintes aspectos: a) quais eram os objetivos das pesquisas e a que categorias os verbos empregados como objetivos se vinculam, na perspectiva de Bloom (1956); b) quais foram os métodos, técnicas de pesquisa e instrumentos de coletas de dados que foram utilizados; c) por último, tomando os resultados encontrados, nos esforçamos para responder ao que propomos no plano de trabalho que dá origem a este relatório. Em síntese é possível perceber que a concepção de educador/professor pode ser interpretada de forma histórica, isso é, tempos atrás havia o professor paroquial no qual o seu dever tinha um caráter sagrado e que esse deu espaço a uma outra concepção de educador/professor que é aquele crítico frente a sua realidade social, assentado na práxis e compreende a importância dessa no seu quefazer diário.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subject: Estado do conhecimento. Educação Popular. Processos educativos.pt_BR
dc.titleO PAPEL E AS FUNÇÕES DO EDUCADOR POPULAR E SUA PROFESSORALIDADEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:2022-2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUILHERME SOUSA MACHADO.pdf315,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.