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dc.contributor.authorNETO, Adão Alves Vilela-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Juliane Lucy-
dc.date.accessioned2022-12-20T23:58:10Z-
dc.date.available2022-12-20T23:58:10Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2105-
dc.descriptionOrientadora: Vania Maria de Oliveira Vieirapt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A morte é um sentimento doloroso e complexo para o entendimento e compreensão no universo adulto. Assim, são muitas as dificuldades das famílias para lidar com situações que envolvem o contexto das crianças, o que dificulta a compreensão e explicação do processo de luto de forma natural. E quando um adulto se recusa a falar com uma criança, ele acredita que está protegendo-a da dor ao não falar. No entanto, o que realmente acontece é que a criança fica confusa e desamparada sem ninguém para conversar. Objetivo: investigar o que mostram a produções publicadas no Google Acadêmico, entre 2018 e 2022, sobre a temática “Elaboração do luto infantil”. Metodologia: Este estudo denominado “Estado do Conhecimento”, de caráter bibliográfico, realizou uma pesquisa no Google Acadêmico, entre 2018 e 2022 sobre a temática “Elaboração do luto infantil”. Para a busca das produções ou artigos foi utilizado três termos indutores: Luto infantil; Psicologia e luto infantil; e Psicologia e o luto para criança. O processo de busca, após a utilização de alguns filtros, resultou na seleção de nove pesquisas. A análise dessas pesquisas foi realizada com o auxílio do software IRAMUTEQ, a partir da nuvem de palavras e análise de similitude. Resultados: As palavras-chave apontam questões ligadas ao luto, morte, infância e crianças; os objetivos das pesquisas integram duas categorias: “sentimentos sobre o luto” e “luto e referencial teórico”. Os resultados das pesquisas mostram quanto a elaboração do luto infantil: a) É vivenciado de acordo com os significados que lhe são atribuídos. b) Há necessidade de mudanças dentro do cenário familiar a favor do luto infantil. c) A criança a partir de seu desenvolvimento cognitivo e intelectual tem capacidade para a elaboração do luto, desde que ela tenha acesso às experiências desse momento. d) A família deve ajudar nos momentos de tristeza e incentivar a expressar os sentimentos de luto. e) A morte é inerente a todos os seres humanos, e a criança deve ser incluída nos ritos de passagem de seus entes queridos.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectluto infantil. Elaboração. Estado do Conhecimento.pt_BR
dc.titleELABORAÇÃO DO LUTO INFANTILpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:2022-2

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