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Título: CULTURAS INFANTIS: UM ESTUDO SOBRE AS BRINCADEIRAS CRIADAS PELAS CRIANÇAS NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-CULTURAL
Autor(es): Loyola, Maria Emília Silva
Data do documento: 2004
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar como crianças em interação criam formas próprias de viver e se organizar como um grupo, negociando, estabelecendo e cumprindo suas regras, bem como a ocupação dos seus tempos e espaços. Cada grupo interpreta e cria a sua realidade segundo valores próprios ou apropriados que têm sentido apenas se vistos sob o ponto de vista do próprio grupo. Assim, as crianças, brincando, estão interpretando e dando sentido ao que vêem, escutam e aprendem de uma forma peculiar, que caracteriza modos próprios de convivência e interação. Esta pesquisa busca retratar o mundo da criança, compreendida em seu habitat, pensando, falando, duvidando, criando modos de interagir e divergir. A criança é portadora de cultura própria, ainda que com elementos “emprestados” das culturas dos adultos , é portadora de uma forma própria de viver a história de seu mundo. As crianças são capazes de múltiplas relações por meio de suas brincadeiras, gestos, maneira de falar, de reivindicar, de se opor, de criar vínculos, de se fazer entender. A análise dos dados revela que, brincando, as crianças cooperam entre si, estabelecendo papéis sociais e regras interativas, sendo as brincadeiras marcadas por alto grau de inventividade e construção em grupos de crianças de variadas idades. Este trabalho poderá contribuir para dar continuidade aos diálogos já iniciados por outros educadores que buscam compreender a criança como um ator social, protagonista de pouca idade que pensa, sente, critica e interpreta a realidade, e revela isso na brincadeira, espaço socializador e educativo.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2138
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