Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2139
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Muniz, Rogério de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T17:23:53Z | - |
dc.date.available | 2023-01-17T17:23:53Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2139 | - |
dc.description.abstract | Esta é uma pesquisa descritiva qualitativa, que investiga a possibilidade de evidenciar os saberes de professores e seus modelos pedagógicos, tanto na concepção como na prática docente do Ensino Superior. Para tanto, utiliza o referencial teórico dos trabalhos de Maurice Tardif a propósito dos saberes temporais, profissionais, cotidianos, experienciais e práticos, e a teoria de Modelos Organizadores de Pensamento, de Moreno, que concebe esses modelos como uma organização mental própria, realizada a partir de uma seleção de dados abstraídos dos fenômenos, de uma atribuição de significados a esses dados, e de implicações e relações originadas. A pesquisa de campo, realizada por meio de entrevista semi-estruturada, teve sua amostra composta de vinte e quatro professores dos cursos de licenciatura do Centro Universitário do Triângulo- UNITRI. Os dados foram analisados a partir das concepções dos professores, de seus saberes didático-metodológicos e práticas pedagógicas, e evidenciam que os saberes, desenvolvidos pelos docentes ao longo de seu processo de formação e de seu exercício profissional, revelam a existência de modelos que organizam seus pensamentos pedagógicos e se refletem em suas práticas educativas. Os resultados demonstram os saberes desenvolvidos pelos docentes, e os modelos pedagógicos que construíram ao longo de seu processo de formação e de seu exercício profissional. Sugere também a necessidade de aprofundamento dessa temática, ainda incipiente no processo de formação de professores, a fim de assegurar um desempenho mais consciente de suas atribuições docentes. | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Modelos organizadores | pt_BR |
dc.subject | Pensamento pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | SABERES DOCENTES E MODELOS PEDAGÓGICOS EM AÇÃO: Um estudo com professores do Ensino Superior da UNITRI-MG | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 3 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROGERIO DE ALMEIDA MUNIZ.pdf | 475,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.