Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2145
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Alan Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T18:45:58Z | - |
dc.date.available | 2023-01-17T18:45:58Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2145 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisou a Avaliação Institucional e a Formação Docente - elementos que se firmam como indispensáveis para um ensino de qualidade, com seus resultados e consequências – e por ser instrumento de reflexões nos segmentos sociais e políticos. Também, aborda-se a Avaliação Institucional como instrumento que orienta as Instituições de Ensino Superior na formulação de seus planos para a formação de profissionais éticos. Partindo-se do pressuposto que a Avaliação Institucional vem sendo empreendida no ensino superior sob a ótica do neoliberalismo, fez-se um estudo abordando sua gênese e trajetória, suas relações entre as políticas sociais e as influências na educação superior. Essa análise permitiu compreender as intenções hegemônicas do Estado avaliador, bem como as contribuições do fenômeno avaliativo para o trabalho docente, no espaço educacional. Privilegiando aspectos qualitativos, destaca-se a complementaridade entre as esferas teórica e empírica. Esta, se consolida a partir das representações de coordenadores de curso de uma Instituição de Ensino Superior. Aquela, mediante estudos exaustivos, baseando-se nas publicações sobre a Avaliação Institucional e a Formação de Professores. As análises oriundas desta pesquisa desvelaram – ora convergindo, ora divergindo – as conexões e as rupturas entre a Avaliação Institucional e a Docência Universitária, sobretudo no tocante ao processo de ensino-aprendizagem, as questões metodológicas e as relações interpessoais. Outro fator que permeia esta pesquisa em relação às necessidades de mudanças educacionais são as ações das Instituições de Ensino Superior, sobretudo nas articulações entre a formação inicial e a formação continuada. Os resultados apontam para questões pertinentes ao trabalho docente e para a necessidade do desenvolvimento de propostas que possibilitem sua formação. | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Institucional | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_BR |
dc.title | AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: Conexões, rupturas e desafios | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 5 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALAN SANTOS DE OLIVEIRA.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.