Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChaves, Naíma de Paula Salgado-
dc.date.accessioned2023-01-18T12:16:06Z-
dc.date.available2023-01-18T12:16:06Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2151-
dc.description.abstractEsta dissertação analisa o que é ser pedagogo no ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – campus Uberaba. Como pesquisa colaborativa, seu objetivo central foi buscar suporte teórico e prático que possibilitasse ampliar e aprofundar conhecimentos sobre o processo educativo e o profissional da pedagogia como oportunidade para o exercício de uma prática de formação colaborativa e coletiva. Para responder, analisar, estabelecer relações, interpretações e sistematizações das questões da investigação, adotei a pesquisa qualitativa e procedimentos metodológicos revisão bibliográfica e o levantamento de documentos, observação assistemática e entrevistas semiestruturadas com professores de dois cursos. A realização da pesquisa colaborativa se desdobrou em dois momentos principais: levantamento de temas conforme as necessidades dos professores, conquistando espaço de formação continuada, e entrevista semiestruturada com 11 colaboradores. Os resultados mostraram que os professores entrevistados reconhecem que o pedagogo é necessário no ensino superior e que funções burocráticas, administrativas e de controle da prática do pedagogo têm de ser repensadas para que seu trabalho enfoque apenas o processo educativo, de modo a explicitar o valor e o objeto de seu trabalho no ensino superior. Quanto ao processo de ação formativa na modalidade de pesquisa colaborativa, ficou claro que este aproxima professores e pedagogos, além de possibilitar o desenvolvimento profissional de ambos. Os referenciais teóricos que embasaram o trabalho são constituídos por Contreras, Dussel e Caruso, Freire, Foucault, Giroux, Habermas, Ibiapina, Libâneo, Marcelo Garcia, Pimenta, Saviani, Tardif, Zeichner, entre outros.pt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectPesquisa colaborativapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino superior tecnológicopt_BR
dc.titleSER PEDAGOGO NO COTIDIANO DO ENSINO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 5

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAÍMA PAULA SALGADO CHAVES.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.