Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2153
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Franco, Patrícia Lopes Jorge | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T12:21:06Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T12:21:06Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2153 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa consiste na investigação da formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental, entre 2006/2008. Orienta-se pela perspectiva histórico-cultural e encontra na Teoria da Atividade o eixo articulador para análise dessa realidade cujos objetivos assim se delineiam: investigar necessidades formativas; identificar motivos e condições que os levam à participação ou não nas ações formativas; apreender significado social e sentido pessoal dessas ações para o docente. Desenvolve-se mediante abordagem qualitativa e do materialismo histórico-dialético, por meio de estudo de caso. A coleta dos dados ocorre a partir da entrevista semi estruturada, observação informal e análise documental. Assim se fez necessária uma análise do contexto histórico e sócio-cultural da formação continuada, interlocução com teorias-teóricos sobre processos formativos e desenvolvimento humano, análise das políticas públicas educacionais, nível micro-macro, tendo em vista a formação humana mediante a práxis social. A técnica da triangulação dos dados resulta na seguinte análise: As ações de formação continuada se constituem mais em motivos-estímulos, do que motivos formadores de sentido, pois, pautam-se pela certificação, em detrimento do desenvolvimento humano, condições intra e extra escolares da práxis educativa. Conclui-se, pois, que tais condições objetivas contribuem para cisão entre significado social e sentido pessoal. O estudo demonstra, ainda, que a atividade de ensino é para os docentes o conteúdo da formação continuada e ponto de partida do desenvolvimento profissional, a inter-relação indivíduo-sociedade mediante atividade. Contudo, se faz necessário construir esse processo na rede de relações sociais-institucionais, a fim de que o coletivo assuma atividade de ensino como orientadora dos processos formativos. | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Atividade de ensino | pt_BR |
dc.subject | Significado social e sentido pessoal | pt_BR |
dc.title | SIGNIFICADO SOCIAL E SENTIDO PESSOAL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: o caso de Ituiutaba/MG | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 5 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PATRÍCIA LOPES JORGE FRANCO.pdf | 4,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.