Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFranco, Patrícia Lopes Jorge-
dc.date.accessioned2023-01-18T12:21:06Z-
dc.date.available2023-01-18T12:21:06Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2153-
dc.description.abstractEsta pesquisa consiste na investigação da formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental, entre 2006/2008. Orienta-se pela perspectiva histórico-cultural e encontra na Teoria da Atividade o eixo articulador para análise dessa realidade cujos objetivos assim se delineiam: investigar necessidades formativas; identificar motivos e condições que os levam à participação ou não nas ações formativas; apreender significado social e sentido pessoal dessas ações para o docente. Desenvolve-se mediante abordagem qualitativa e do materialismo histórico-dialético, por meio de estudo de caso. A coleta dos dados ocorre a partir da entrevista semi estruturada, observação informal e análise documental. Assim se fez necessária uma análise do contexto histórico e sócio-cultural da formação continuada, interlocução com teorias-teóricos sobre processos formativos e desenvolvimento humano, análise das políticas públicas educacionais, nível micro-macro, tendo em vista a formação humana mediante a práxis social. A técnica da triangulação dos dados resulta na seguinte análise: As ações de formação continuada se constituem mais em motivos-estímulos, do que motivos formadores de sentido, pois, pautam-se pela certificação, em detrimento do desenvolvimento humano, condições intra e extra escolares da práxis educativa. Conclui-se, pois, que tais condições objetivas contribuem para cisão entre significado social e sentido pessoal. O estudo demonstra, ainda, que a atividade de ensino é para os docentes o conteúdo da formação continuada e ponto de partida do desenvolvimento profissional, a inter-relação indivíduo-sociedade mediante atividade. Contudo, se faz necessário construir esse processo na rede de relações sociais-institucionais, a fim de que o coletivo assuma atividade de ensino como orientadora dos processos formativos.pt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectAtividade de ensinopt_BR
dc.subjectSignificado social e sentido pessoalpt_BR
dc.titleSIGNIFICADO SOCIAL E SENTIDO PESSOAL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: o caso de Ituiutaba/MGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 5

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRÍCIA LOPES JORGE FRANCO.pdf4,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.