Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2160
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tartaro, Tássia Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T13:40:07Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T13:40:07Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2160 | - |
dc.description.abstract | A organização da educação básica do Brasil segue dois sistemas: séries e ciclos. Se uns defendem estes porque visam suprir necessidades individuais de aprendizagem discente, outros criticam os ciclos porque se associam à promoção automática, adotada para corrigir problemas de repetência, evasão e atraso escolar. Visto que o sucesso dos ciclos depende da adesão docente, então como professores e professoras concebem essa organização escolar? A formação inicial os prepara para atuar nessa organização? A formação continuada e em serviço orienta a prática pedagógica de quem atua nesse sistema escolar? Que dificuldades enfrentam no processo de ensino e aprendizagem nos ciclos? Esta pesquisa objetivou investigar tanto as concepções e práticas de professoras de uma escola municipal de Minas Gerais que adota os ciclos quanto as dificuldades que enfrentam na prática. Para isso, a pesquisa recorreu à revisão bibliográfica dos antecedentes históricos e da discussão atual sobre os ciclos, bem como a entrevistas semi-estruturadas com seis professoras e uma supervisora. Os relatos indicam que a implantação dos ciclos deixou a desejar. Embora seja uma escola apenas, é correto supor que ela reproduza o que a situação de outras escolas que passaram por tal reorganização e que os problemas mencionados pelas entrevistadas são comuns, também, a docentes de escolas seriadas. Essa constatação permite concluir que o sucesso do regime de ciclos e a qualidade da educação básica dependem das condições do trabalho docente, de salários e de uma formação inicial e contínua voltada às necessidades concretas dos docentes no dia-a-dia da sala de aula. | pt_BR |
dc.subject | Organização escolar por ciclos | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | PENSAMENTO DOCENTE SOBRE OS CICLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 5 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TASSIA FERREIRA TARTARO - CAPA.pdf | 31,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TASSIA FERREIRA TARTARO.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.