Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2166
Título: | O PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA GRAVAÇÃO DE VIDEOAULA: UMA EXPERIÊNCIA NA EAD/UNIUBE |
Autor(es): | Camargo, Celi |
Palavras-chave: | Vídeo Docente EAD Linguagem Capacitação |
Data do documento: | 2012 |
Resumo: | A Educação a Distância é uma modalidade de ensino crescente no país. Aderir a novas tecnologias para facilitar o processo de difusão de conteúdo neste modelo de educação é uma necessidade. Esta pesquisa analisou o processo de capacitação de professores da EaD/UNIUBE para dominarem a linguagem do vídeo evidenciando as dificuldades enfrentadas pelos docentes neste processo de adaptação. A comunicação, mais especificamente o vídeo, ao mesmo tempo em que representa uma ferramenta para a difusão de conteúdo é também um desafiador das habilidades dos docentes. Desta forma, através de uma abordagem qualitativa foi deito um estudo de caso dos professores da EaD/UNIUBE que trabalham com a gravação de aulas em vídeo. Para cada problema verificado no processo de gravação, buscou-se fundamentação no estado da arte da comunicação, para apontar as soluções possíveis. A pesquisa permitiu evidenciar a situação de desconforto alegada pelos professores quando estão diante de uma câmera para gravar uma aula. Tal desconforto atinge tanto professores com larga experiência profissional quanto os novatos. Após analisar os dados coletados ficou clara a necessidade de se inserir conteúdos de comunicação social na formação dos docentes para que eles possam dominar as necessidades impostas pela educação à distância. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2166 |
Aparece nas coleções: | TURMA 7 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CELI CAMARGO.pdf | 925,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.