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dc.contributor.authorDiniz, Andréa Fabiane Machado-
dc.date.accessioned2023-01-18T16:28:17Z-
dc.date.available2023-01-18T16:28:17Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2170-
dc.description.abstractA pesquisa que ora apresentamos ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE representa um estudo teórico e documental com o objetivo de compreender o processo de organização da instrução pública em Patos de Minas/MG no contexto republicano de 1889 a 1928. O marco temporal estabelecido se deve, em princípio, ao processo de formação da cidade de Patos de Minas ter ocorrido em períodos próximos à consumação da República e sua elevação à categoria de cidade, em 1892, em plena efervescência republicana. O ano de 1889 marcou a transição entre formas de governo e, consequentemente, marcou uma nova visão para a educação, sobretudo, para a instrução pública primária. A esse fato sobrepõe a justificativa de implantar reformas educacionais para organizar a instrução pública e ampliar as oportunidades educacionais para a população, fortalecendo, assim, os caminhos da modernização e do progresso na sociedade em configuração. O ano de 1928 representa o marco final, com a publicação dos últimos decretos que deram início à implantação da Reforma Francisco Campos em Minas Gerais. Para a execução dessa pesquisa, foi realizado o estudo historiográfico, ancorado pela Escola de Annales, a revisão da literatura especializada e a pesquisa documental, cuja base de dados é composta por um manancial de fontes como: jornais, legislações educacionais, termos de visita dos inspetores de ensino de época, atas da Câmara Municipal, atos do Executivo e correspondências trocadas entre diretores, inspetores e governo. Os jornais selecionados para análise foram: O Trabalho, O Commercio, Cidade de Patos e Jornal de Patos. Por meio desse estudo, pudemos concluir que a idealização e a materialização da instrução pública primária, ministrada nos grupos escolares, estabelecimentos exclusivamente criados para esse fim, era, na concepção dos republicanos, o instrumento eficiente para formar o cidadão e elevar o país à condição de nação civilizada. Dessa forma, à educação era confiada a nobre missão de formar o homem da República para a República, o homem urbanizado, civilizado e, principalmente, capaz de se adequar às novas regras de uma sociedade que buscava se alicerçar nos pilares do trabalho e da ordem pública. Transitando do contexto macro para o contexto micro, percebemos que Patos de Minas não foge a essa regra. Convencida pelas perspectivas de mudanças que poderiam ser geradas na sociedade por meio da instrução pública, a “elite” e a edilidade de Patos de Minas não mediram esforços para dotar o município com a instalação do Grupo Escolar em 1917, expressão máxima do progresso no campo da educação na cidade e base para outros melhoramentos vindouros.pt_BR
dc.subjectPrimeira Repúblicapt_BR
dc.subjectInstrução Públicapt_BR
dc.subjectGrupo Escolarpt_BR
dc.subjectPatos de Minaspt_BR
dc.titleA ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM PATOS DE MINAS-MG NO CONTEXTO REPUBLICANO DE 1889 a 1928pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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