Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2179
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Taciane Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T17:53:57Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T17:53:57Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2179 | - |
dc.description.abstract | A função da avaliação no estágio pode ser o direcionamento das competências a serem adquiridas ou melhoradas. Estudos sobre esse processo avaliativo específico são necessários para uma melhor sistematização e fundamentação. O presente trabalho trata da prática avaliativa no estágio supervisionado em fisioterapia de duas Instituições de Ensino Superior. Dentre os questionamentos da pesquisa estão: de que maneira vem ocorrendo o processo de avaliação dos estudantes no estágio supervisionado em fisioterapia? De que forma ocorre a fundamentação da prática avaliativa em cada curso, observando os Projetos Políticos Pedagógicos dos mesmos? O objetivo geral da pesquisa foi analisar o processo de avaliação dos estudantes no estágio supervisionado em fisioterapia. Para tanto, os objetivos específicos foram: identificar em que momento e por meio de quais instrumentos a avaliação vem sendo realizada, conhecer os critérios utilizados pelos professores; analisar a adequação e legitimidade dos instrumentos utilizados segundo os sujeitos envolvidos; verificar a fundamentação da prática avaliativa por meio dos Projetos Políticos Pedagógicos de cada curso. O referencial teórico para o tema avaliação foi Luckesi (2003, 2011), Clarilza Souza (1991), Perrenoud (1999, 2001) e Domingues Fernandes (2006). No campo do estágio, foram utilizados Pimenta (2010), Barreiro e Gebran (2006), Caires e Almeida (2000). Foi realizada uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo com aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas aos supervisores do curso de fisioterapia e estudantes do último ano da graduação do referido curso de duas universidades mineiras (uma pública e uma privada). Os dados foram categorizados pelo método Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Foi realizada ainda Análise Documental das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia e do Projeto Político Pedagógico de cada curso. Com intuito de relacionar os dados obtidos no questionário e nas entrevistas, os documentos e o referencial teórico, foi utilizada a técnica de triangulação dos dados (TRIVIÑOS, 2008). Nas considerações finais é apontada a necessidade de uma elaboração criteriosa do Projeto Político Pedagógico dos cursos, considerando as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia, fundamentando a prática avaliativa nas competências necessárias a formação integral do futuro fisioterapeuta. E a partir dai, a definição de critérios específicos para nortear a avaliação e poder contribuir para o crescimento do estudante e uma melhor formação profissional. | pt_BR |
dc.subject | Estágio em Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | Formação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES E DE ESTUDANTES | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 8 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TACIANE CRISTINA SANTANA.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.