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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2180
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vieira, Thereza Carolina Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T18:49:14Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T18:49:14Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2180 | - |
dc.description.abstract | Um dos problemas da atualidade, na educação, é o comportamento antissocial dos estudantes. O presente estudo investigou se a existência e manutenção de um código de conduta nas universidades poderia figurar como uma nova forma de tratar a questão da educação em valores, como um instrumento educativo que proporcione a vivência cotidiana e rotineira dos valores. Dessa forma, o estudo consistiu num levantamento, descrição e análise comparativa do código de ética de duas instituições brasileiras de ensino superior: a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). O objetivo geral foi investigar de que maneira a existência de um código de conduta poderia contribuir para a formação de valores e princípios em jovens universitários, transformado-os em hábitos. Dentre os objetivos específicos, destacaram-se: levantar a produção bibliográfica e documental, relacionada ao tema e ao problema da pesquisa; identificar e examinar os fundamentos e pressupostos nos quais foram embasados os códigos das universidades investigadas e analisar como alguns valores, preceitos, como também a ética e a moral foram abordados e tratados nesses documentos. Como referencial teórico, elegemos os filósofos e autores cujos pensamentos possuem convergência entre ética, disciplina e educação como Rousseau (1995), Kant (1996), Platão (1997), Savater (2002), Charlot (2005), Biaggio (2006), Moretto (2007), Araújo (2007), Puig (2007), Schulz (2008), Bombino (2009), Dalarosa (2009) e Aristóteles (2009). Em Morin (2003), La Taille (2008), Cortella (2009) e Vazquez (2001), buscamos auxílio quanto às definições de conceitos como cultura, ética e moral, apresentados e defendidos em nosso trabalho. As considerações finais revelam que se as normas e regras expressas em um código moral (de ética ou de conduta) não forem praticadas e vivenciadas cotidiana e rotineiramente, o código torna-se “letra morta”, não passando de um texto, um documento o qual deve ser apenas consultado quando problemas de convivência surgirem. Dessa forma, a vivência diária de valores expressos em um código de conduta, auxilia, e muito, na fixação desses, até que o agir de forma refletiva e com base em valores socialmente desejáveis, se torne um costume ou mesmo um hábito para os estudantes contribuindo, dessa forma, para a formação de cidadãos éticos, conscientes e responsáveis de seus atos. | pt_BR |
dc.subject | Comportamento antissocial | pt_BR |
dc.subject | Código de conduta | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Formação em valores | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | CÓDIGO DE CONDUTA COMO INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO EM VALORES DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO COMPARATIVO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 8 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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THEREZA CAROLINA GONÇALVES VIEIRA.pdf | 809,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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