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Título: Profmat e o desenvolvimento profissional docente: possibilidades e desafios
Autor(es): Vicente, João Pedro Aparecido
Palavras-chave: Profmat
Mestrado profissional
Professores de matemática
Educação
Data do documento: 2014
Resumo: As políticas brasileiras no campo da Educação, a partir dos anos 1990, são caracterizadas pelo alinhamento aos ditames capitalistas neoliberais, difundidos em âmbito mundial a partir dos processos de globalização. Têm-se na formação docente o primado do desenvolvimento de competências e a utilização de mecanismos de formação massiva e com otimização de custos. Nesse contexto, este trabalho, de natureza qualitativa, tem como objeto de estudo o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmat -, criado em 2010 como a primeira pós-graduação brasileira stricto sensu semipresencial destinada à formação continuada de professores atuantes na educação básica. O objetivo geral desta pesquisa é investigar elementos que evidenciem a relação entre o Profmat e o desenvolvimento profissional docente para atuar nos ensinos fundamental e médio. O estudo se insere na Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniube. Utilizou-se a triangulação de fontes: bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Contextualizou-se o Profmat no cenário de políticas que, a partir dos anos 1990, caracteriza-se por novos caminhos na gestão educacional, de acordo com autores como Paiva, Pino, Leher, Soares, Torres, Coraggio e Maués, entre outros nos quais se buscou respaldo para caracterizar o pós-crise do Welfare State nos países capitalistas. Realizou-se pesquisa de campo, para retratar as percepções dos discentes do Profmat Polo Uberaba/MG, turmas 2011 a 2013, a respeito da pertinência entre o projeto pedagógico do referido mestrado e a docência na educação básica, documentando também as relações destes pós-graduandos com as plataformas de ensino semipresenciais, motivos de evasão, expectativas profissionais e apropriações de conhecimento proporcionadas pelo Programa. Foram aplicados questionários a 32 participantes e os resultados foram aprofundados em 11 entrevistas semiestruturadas, interpretadas a partir dos pressupostos da análise de conteúdos conforme Bardin, Minayo e Osgood. Para composição do conceito de desenvolvimento profissional, apoiou-se nas proposições de Marcelo Garcia. Os perfis docentes, do especialista técnico ao professor reflexivo, são conceituados de acordo com as obras de Schön, Contreras Domingo, Giroux e Zeichner. Os resultados da pesquisa de campo apontaram que o Profmat favorece o aumento dos saberes docentes específicos de matemática, com foco em demonstrações e resoluções de exercícios, delegando à prática da sala de aula o desenvolvimento de outros saberes necessários à docência na escola básica, como os ligados à didática. A formação oferecida no Profmat possui nível de complexidade suficiente para preparar os docentes, também, para o magistério de disciplinas matemáticas em cursos no ensino superior. Contudo, 54,5% dos entrevistados indicam que os conteúdos não são aplicáveis na educação básica da maneira como são ensinados no Profmat, já que o Programa não se preocupa com a questão da transposição didática e apresenta conteúdos de maneira muito complexa. Depreende-se, a partir dos depoimentos coletados, que o nível de complexidade do Profmat não o caracteriza como uma formação aligeirada ou uma certificação massiva, mas o Programa tem adotado critérios eliminatórios que resultam em alta evasão. Os objetivos pretendidos, por sua vez, parecem comprometidos, uma vez que 81,8% dos entrevistados querem deixar a educação básica no futuro imediato ou após o término do termo de compromisso de cinco anos de permanência. O desenvolvimento profissional favorecido pelo Programa aproxima os profissionais do perfil especialista técnico, em detrimento dos perfis reflexivo, pesquisador ou intelectual crítico.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2200
Aparece nas coleções:TURMA 10

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