Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2206
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Veloso, Nívea Caixeta | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T13:09:59Z | - |
dc.date.available | 2023-01-23T13:09:59Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2206 | - |
dc.description.abstract | Os mitos podem ser entendidos enquanto representações de verdades construídas na mente humana. Para a pessoa que o vivencia, o mito é uma forma de realidade. Este contexto leva-nos a refletir sobre mito no processo da educação no Brasil atual. Diante do exposto, esta pesquisa tem como problemática de investigação: quais contribuições o pensamento de Platão, a partir do mito da Alegoria da Caverna, trouxe para a educação contemporânea? Para responder esse questionamento, traçamos como objetivo geral identificar as contribuições do pensamento do filósofo Platão para a educação brasileira contemporânea. Os objetivos específicos buscam discorrer sobre o pensamento platônico por meio de uma contextualização com enfoque no mito; explanar a Alegoria da Caverna, buscando seus aspectos filosóficos, enfatizando a educação e, analisar o mito platônico nos fundamentos da educação contemporânea. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica exploratória, por meio de levantamento, leituras e discussão conceitual em torno do ideário pedagógico, começando pelo filósofo Platão. As conclusões permitem-nos pontuar que os mitos, às vezes, são compreendidos enquanto uma concepção de educação. No entanto, é necessário pensar a educação não como um mito que cria verdades, mas, que é antagônico, quando pensamos a prática. Isto porque esta requer estratégias capazes e eficazes para mediar o processo de ensino e aprendizagem, levando em consideração o ritmo, o tempo, as particularidades do desenvolvimento afetivo, social e cognitivo do educando. Além disso, demanda uma concepção que entenda a aprendizagem e a educação como direitos de cidadania com consciência e visão crítica, o que tem sido proporcionado pela linha de pesquisa do Mestrado – “Processos Educacionais e seus Fundamentos”. | pt_BR |
dc.subject | Mito da Caverna | pt_BR |
dc.subject | Pensamento platônico | pt_BR |
dc.subject | Educação contemporânea | pt_BR |
dc.title | CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO PLATÔNICO PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 11 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NÍVEA CAIXETA VELOSO.pdf | 697,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.