Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Thiago Guimarães da | - |
dc.contributor.author | Silva, Thiago Guimarães da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T14:02:31Z | - |
dc.date.available | 2023-01-23T14:02:31Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2213 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta de plano de ensino de Ciências Naturais para o 5º ano do Ensino Fundamental, partindo de textos literários do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/2014) – Literatura Fora da Caixa, para o ensino de conceitos científicos. O estudo aborda as relações de desenvolvimento entre a linguagem e o pensamento, o ensino de Ciências Naturais com foco nos processos de formação dos conceitos científicos e o papel do professor como organizador do trabalho educativo. Está inserido na linha de pesquisa: Trabalho Docente, Desenvolvimento Profissional e Processo de Ensino-Aprendizagem do programa de Pós-Graduação em Educação. A pesquisa qualitativa analisa, por meio de pesquisa bibliográfica, os conceitos de pensamento e linguagem e a formação de conceitos segundo a Escola de Vigotsky e a concepção de educação desenvolvente, de acordo com Dusavitskii, Repkin e Chaiklin. Pela pesquisa documental são apresentados os documentos oficiais que norteiam o ensino de Ciências no estado de Goiás. São incluídos autores contemporâneos que complementam as discussões sobre o ensino de Ciências Naturais articulado à Literatura Infantil, como Faria, Arena, Zilberman, entre outros. Os objetivos específicos estão voltados para analisar o papel da linguagem e do pensamento em suas relações com o ensino de conceitos científicos em Ciências Naturais; analisar o processo de formação dos conceitos científicos a partir de textos literários e apontar as contribuições da pesquisa aos professores do Ensino Fundamental. A análise da pesquisa evidenciou a importância de organizar o ensino de Ciências Naturais tendo em vista uma educação humanizadora e desenvolvente, articulando Literatura Infantil e ensino de Ciências Naturais, por meio de um plano de ensino intencionalmente planejado para essa finalidade. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Conceitos espontâneo e científico | pt_BR |
dc.title | O ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE TEXTOS LITERÁRIOS: DOS CONCEITOS ESPONTÂNEOS AOS CONCEITOS CIENTÍFICOS | pt_BR |
dc.title | O ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE TEXTOS LITERÁRIOS: DOS CONCEITOS ESPONTÂNEOS AOS CONCEITOS CIENTÍFICOS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 11 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
THIAGO GUIMARÃES DA SILVA.pdf | 4,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.