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Título: PERSPECTIVA COMPARATIVA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO-EDUCACIONAL DE COMENIUS E DE ROUSSEAU PARA A EDUCAÇÃO.
Autor(es): Melo, Waldirene Aparecida Rosa de
Palavras-chave: Educação
Comenius
Rousseau
Formação humana
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho faz parte da Linha de Pesquisa: Processos Educacionais e seus Fundamentos, do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Trata-se duma síntese feita a partir de uma pesquisa bibliográfica, teórica, de filosofia comparada da educação, desenvolvida por dois tipos de pensamentos pedagógicos, ordenados pelos filósofos João Amos Comenius (1592-1670) e por Jean Jacques Rousseau (1712 – 1778). Esta pesquisa partiu da problemática cujo eixo central foi constituído por uma indagação acerca de que, quais seriam as convergências e divergências do pensamento filosófico-educacional nos dois autores abordados. Nessa perspectiva faz-se uma leitura das propostas pedagógicas à luz teórico metodológica do materialismo histórico-dialético, na concepção de Goldamnn (1979); buscando conhecer o cenário histórico-social no qual se encontram os filósofos estudados; com intenção de demonstrar sua interferência na organização do conjunto de seus ideários, nos aspectos políticos, filosóficos, intelectuais e pedagógicos. Visando confrontar suas ideias no que se refere à formação humana segundo os princípios educacionais necessários a essa ação. Tem por objetivo demonstrar a influência de seus pensamentos para a educação, estabelecendo as convergências entre os mesmos. Partindo das seguintes questões: Quais as conjunturas a que eles pertencem? Quais são as categorias de pensamento que articulam as suas filosofias? Quais as suas concepções de homem, de mundo, de sociedade e de educação? Para respondê-las, a metodologia adotada para o desenvolvimento desta investigação baseia-se em uma abordagem qualitativa, segundo Ludke e André (1986). Os pressupostos teóricos que embasaram as análises e demais ações deste estudo pautaram-se em autores como Batista (2008), Comenius (2002), Covello (1999), Gasparin (1994), Rousseau (1978, 2004), Simpson (2009) e Dalbosco (2008), dentre outros. Dividindo-se em três capítulos, nos dois primeiros descreve-se a contextualização histórica dos filósofos estudados, identificando os bastidores dos séculos XVII e XVIII que serviram de sustento para a composição dos ideários comenianos e rousseaunianos. Nessa perspectiva de ação faz-se uma descrição acerca das biografias e das personalidades desses autores, incluindo também, análise de seus pensamentos educacionais e pedagógicos direcionados à formação do homem e no terceiro abordam-se algumas categorias pedagógicas desses pensamentos, como: natureza, homem, sociedade, escola e professor, identificando ainda as aproximações das ideias dos dois filósofos, incluindo suas visões de homem e de mundo na perspectiva de uma sociedade melhorada.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2214
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