Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2223
Título: CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS DE DOCENTES DE UMA IES DO TRIÂNGULO MINEIRO/MG: FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MÉDICO GENERALISTA
Autor(es): Bevilacqua, Veruska Vitorazi
Palavras-chave: Formação generalista do médico
Concepções de práticas pedagógicas
Graduação em medicina
Data do documento: 2017
Resumo: No contexto das DCNs de 2001 e 2014, a Lei nº. 12.871, do PPC e de outros dispositivos legais e institucionais, propõem-se à formação do médico generalista. Este estudo foi orientado pela questão: quais são as concepções de práticas pedagógicas dos docentes do curso de medicina que orientam a formação do médico generalista? O objetivo geral é analisar as concepções de práticas pedagógicas utilizadas pelos professores, que contribuem para a formação do médico generalista. Os objetivos específicos são: contextualizar historicamente a formação do médico no Brasil; compreender a formação do profissional generalista nos documentos que regulam e orientam a formação do médico; caracterizar os docentes do curso de medicina da IES pesquisada; identificar as concepções dos professores sobre a formação do profissional médico generalista; constatar as práticas pedagógicas que promovem a formação do caráter generalista. O presente trabalho se insere na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem e é uma pesquisa quanti-qualitativa. A metodologia foi organizada em quatro etapas: levantamento bibliográfico e documental; elaboração de questionário e roteiro para entrevistas; coleta; análise dos dados apurados. Respondeu ao questionário, o total de 38 docentes, divididos nos três ciclos do curso de medicina de uma IES privada de MG. Foram entrevistados cinco docentes dentre os respondentes do questionário. A análise dos dados utilizou a triangulação de fontes, fazendo uso da estatística descritiva e contagem da frequência de vocábulos rememorados a partir das frases indutoras, à luz dos referenciais teóricos que fundamentam a pesquisa, tendo como norteadores os objetivos a serem alcançados. Os resultados revelam um perfil de professor feminino, com idade entre 35 e 45 anos, graduado em medicina, especialista, que ministra aulas teóricas e práticas e com até 10 anos de docência. Quanto à formação generalista, não foi constatada homogeneidade nas opiniões proferidas pelos docentes.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2223
Aparece nas coleções:TURMA 12

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERUSKA VITORAZI BEVILACQUA.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.