Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2223
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bevilacqua, Veruska Vitorazi | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T19:09:41Z | - |
dc.date.available | 2023-01-23T19:09:41Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2223 | - |
dc.description.abstract | No contexto das DCNs de 2001 e 2014, a Lei nº. 12.871, do PPC e de outros dispositivos legais e institucionais, propõem-se à formação do médico generalista. Este estudo foi orientado pela questão: quais são as concepções de práticas pedagógicas dos docentes do curso de medicina que orientam a formação do médico generalista? O objetivo geral é analisar as concepções de práticas pedagógicas utilizadas pelos professores, que contribuem para a formação do médico generalista. Os objetivos específicos são: contextualizar historicamente a formação do médico no Brasil; compreender a formação do profissional generalista nos documentos que regulam e orientam a formação do médico; caracterizar os docentes do curso de medicina da IES pesquisada; identificar as concepções dos professores sobre a formação do profissional médico generalista; constatar as práticas pedagógicas que promovem a formação do caráter generalista. O presente trabalho se insere na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem e é uma pesquisa quanti-qualitativa. A metodologia foi organizada em quatro etapas: levantamento bibliográfico e documental; elaboração de questionário e roteiro para entrevistas; coleta; análise dos dados apurados. Respondeu ao questionário, o total de 38 docentes, divididos nos três ciclos do curso de medicina de uma IES privada de MG. Foram entrevistados cinco docentes dentre os respondentes do questionário. A análise dos dados utilizou a triangulação de fontes, fazendo uso da estatística descritiva e contagem da frequência de vocábulos rememorados a partir das frases indutoras, à luz dos referenciais teóricos que fundamentam a pesquisa, tendo como norteadores os objetivos a serem alcançados. Os resultados revelam um perfil de professor feminino, com idade entre 35 e 45 anos, graduado em medicina, especialista, que ministra aulas teóricas e práticas e com até 10 anos de docência. Quanto à formação generalista, não foi constatada homogeneidade nas opiniões proferidas pelos docentes. | pt_BR |
dc.subject | Formação generalista do médico | pt_BR |
dc.subject | Concepções de práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Graduação em medicina | pt_BR |
dc.title | CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS DE DOCENTES DE UMA IES DO TRIÂNGULO MINEIRO/MG: FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL MÉDICO GENERALISTA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 12 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VERUSKA VITORAZI BEVILACQUA.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.