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dc.contributor.authorGuarato, Viviane Rocha Meirelles-
dc.date.accessioned2023-01-23T19:13:11Z-
dc.date.available2023-01-23T19:13:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2224-
dc.description.abstractComo política universitária, o REUNI foi instituído pelo Decreto nº 6096, de 24 de abril de 2007, tendo como finalidade primeira o aumento do número de vagas nos cursos de graduação e nos cursos de pós-graduação já existentes, de matrículas e dos índices de conclusão dos cursos de graduação presenciais, observando o acesso e a permanência dos alunos do ensino superior, em nível de graduação, porém essa política provocou impactos no trabalho docente, como a intensificação, sobrecargas e metas de produtividade. Este estudo está inserido na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem do curso de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo geral realizar uma análise das implicações do REUNI no trabalho docente, por meio da percepção de professores dos cursos de formação de professores (licenciaturas) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro entre os anos de 2009-2016. Quanto à metodologia, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como lócus a UFTM, cujos professores foram selecionados a partir dos cursos de licenciatura em letras, história, matemática, física, química, ciências biológicas e geografia. Ademais, a presente pesquisa foi realizada em duas fases: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, por meio de uma entrevista semiestruturada aplicada nos meses de junho e julho de 2017. As informações coletadas junto aos professores foram discutidas pelo método da análise de conteúdo. Após compilação das entrevistas, as informações foram subdivididas em quatro itens: docência e atuação dos professores na UFTM; avaliação do tempo para atividades docentes nos cursos de licenciatura; metas e avaliação de desempenho. As filiações teóricas, abordadas no referencial histórico e teórico, foram referenciadas, entre outros autores, em Antônio Bosi; Paulo Corbucci; Luiz Antônio Cunha; Eunice Durham; Valdemar Sguissardi e Deise Mancebo. Segundo os dados históricos, foi possível visualizar a evolução e os desafios das instituições de ensino superior no Brasil, desde o século XIX até a contemporaneidade. Com relação aos pressupostos do programa de reestruturação e expansão REUNI, percebe-se que os professores entrevistados da UFTM evidenciaram que a expansão das universidades federais e o aumento do número de alunos tiveram implicações para o trabalho docente. Entre as principais implicações percebidas pelos professores a respeito do trabalho docente, estão a intensificação do trabalho devida às atividades gestoras, sendo o eixo principal a docência, o ensino e a pesquisa. Na intensificação do trabalho docente, a principal consequência do REUNI foi a sobrecarga, tanto que existem educadores que, além das 40 horas de dedicação exclusiva, ainda precisava desenvolver atividades em sua própria residência. Quanto às metas, o que mais impactou o trabalho docente foi a produtividade, no sentido de produções científicas e participação em eventos profissionais. Com relação à avaliação funcional, essa foi efetuada com base em critérios pré-definidos, sendo que os instrumentos dessa avaliação foram bastante criticados pelos professores. Desse modo, após a análise e a discussão dos resultados, infere-se que as IFES necessitam planejar previamente e ter a estrutura física adequada antes de expandirem vagas e se reestruturarem com o intuito de receber bem esses novos alunos e não haver sobrecarga e intensificação do trabalho docente. Novas pesquisas são sugeridas com alcance para todos os docentes dos cursos existentes na Universidade lócus desta pesquisa.pt_BR
dc.subjectReestruturação universitáriapt_BR
dc.subjectExpansão das IFESpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectREUNIpt_BR
dc.titleIMPLICAÇÕES DO REUNI NO TRABALHO DOCENTE: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM) ENTRE 2009 E 2016pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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