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Título: DOCENTES DE FILOSOFIA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE UBERABA: um diagnóstico de necessidades de formação continuada.
Autor(es): Amorim, Alvino Moraes de
Palavras-chave: Necessidades de formação
Professores de Filosofia
Educação Básica
Data do documento: 2018
Resumo: Esta pesquisa faz parte de um projeto maior intitulado “Formação Continuada de Professores em Minas Gerais: políticas, programas, necessidades e impactos na aprendizagem dos alunos”. (Edital Pape-CNPq 049/2017. Processo PIBIC 2017/023). Definiu-se como objeto da investigação as necessidades de formação continuada dos professores de Filosofia da Rede Pública Estadual de Uberaba, MG. Conforme o objeto tratou-se de responder ao seguinte problema científico: Quais as necessidades de formação continuada dos professores de Filosofia da Rede Pública Estadual de Uberaba? O objetivo geral foi: Identificar as necessidades de formação continuada na visão dos professores de Filosofia que atuam na Rede Pública Estadual de Uberaba. Numa primeira fase da pesquisa buscou-se compreender e contextualizar o objeto de pesquisa. Cuidou-se de analisar os documentos de políticas públicas que balizam a formação continuada e as literaturas relevantes de autores que se debruçam sobre este tema. Autores de grande valia na área de formação de professores, como García (1999), Tardif (2014), Imbernón (2010), Gatti (2008), André (2016), Abrucio (2014), Libâneo (1998) e Rodrigues e Esteves (1993), foram de grande auxílio neste empenho. Da mesma maneira, revisaram-se os documentos de política educacional nos âmbitos nacional, estadual e municipal para uma melhor compreensão das aspirações do Estado brasileiro sobre a formação continuada de professores. Documentos como Brasil (LDB 9394/96, Parecer CNE/CP Nº: 02/2015.), Plano Decenal de Educação Minas Gerais (2011), Decreto 8.752 (2016) foram de grande importância para o alcance dos objetivos desta pesquisa. Com a lei 11.684/08, a filosofia revigorou nos debates e discussões, uma vez que se tornou obrigatória no Ensino Médio. Na metodologia usada destacam-se a pesquisa bibliográfica e a documental. Para a coleta e análise da informação nestas modalidades da pesquisa foram usadas fichas de análise documental e resumo de conteúdo. A pesquisa de campo foi realizada mediante a aplicação de questionário a uma amostra de 18 professores de Filosofia da Rede Estadual de Uberaba, MG, de uma população de 22 docentes. A amostra representa 81% do universo pesquisado. O processamento estatístico dos dados do questionário foi realizado com o Software Microsoft Excel. Com essa investigação, espera-se contribuir de forma propositiva para que a superintendência Regional de Ensino de Uberaba possa utilizar desta pesquisa para elaborar projetos de formação continuada que contemplem as necessidades dos professores, alcançando a almejada melhoria na qualidade da educação que impreterivelmente passa pela formação dos professores.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2225
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