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dc.contributor.authorVilela, Carolina Pereira Campos Facure-
dc.date.accessioned2023-01-24T13:31:02Z-
dc.date.available2023-01-24T13:31:02Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2230-
dc.description.abstractA presente pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba, vinculada à linha de pesquisa “Processos Educacionais e seus Fundamentos”, tem como objetivo geral compreender as motivações que levaram ao empreendimento de criação e a forma como funcionou a Escola Agrotécnica na cidade de Uberaba no período de 1982 a 2008. O recorte temporal de 1982 a 2008 representa o período compreendido entre o ano de criação do Curso Técnico em Agropecuária até o ano de transformação do estabelecimento em Instituto Federal com ênfase no processo de implantação, nas transformações estruturais e tipo de formação oferecida aos alunos da instituição. A proposição da problemática está vinculada ao exame do papel de uma instituição de ensino agrícola na cidade de Uberaba/MG no período determinado, contribuindo assim, para o alargamento da compreensão da função do ensino agrícola e da importância não apenas econômica, ligada à área agrícola, mas também educacional. Nessa perspectiva, procura-se investigar o significado da criação e instalação da Escola Agrotécnica Federal, a origem dos alunos, as bases curriculares sobre as quais o curso foi erguido e aspectos da sua infraestrutura. Neste intento, procura-se interpretar a visão da sociedade a respeito desta instituição de nível profissionalizante no período em questão, além da “fala” da imprensa e da política local e regional para reconstrução da história da instituição. Neste trabalho, nossos objetivos específicos são os seguintes: Entender o contexto histórico do ensino agrícola no Brasil e as circunstâncias específicas da Escola Agrotécnica na cidade de Uberaba; Resgatar a trajetória dessa instituição no período de 1982 a 2008 fazendo uma observação a respeito do significado dessas transformações, bem como as principais implicações de cada etapa da instituição ao longo desse período; apresentar o novo modelo de educação profissional, reforçando uma das premissas constitucionais de educação pública e gratuita num momento em que os IFs estão sendo profundamente ameaçados. O referencial teórico apoiou-se principalmente nas contribuições de Cunha (1977, 2005a e 2005b), Magalhães (2004), Buffa e Nosella (2009), Romanelli (2016), Manfredi (2016). O processo de investigação foi dividido em três etapas e contou com pesquisa bibliográfica e documental, levantamento, catalogação das fontes e análise documental do material levantado in loco. Por meio dessa investigação, foi possível perceber o papel social e econômico da Escola na cidade de Uberaba e região, a partir do alargamento da oferta de ensino em suas diversas modalidades e níveis (médio, técnico, secundário, superior), representando um passo qualitativo fundamental na oferta de educação pública e gratuita.pt_BR
dc.subjectInstituições Escolarespt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino Agrícolapt_BR
dc.subjectEscolas Agrotécnicaspt_BR
dc.titleDE ESCOLA AGROTÉCNICA A INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO DE UBERABA – MG (1982 - 2008)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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