Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2232
Título: ABORDAGENS DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: O QUE MOSTRAM AS PESQUISAS DOS PROGRAMAS STRICTO SENSU NA ÁREA DE ENFERMAGEM (2007-2017)
Autor(es): Neves, Presley Gomes
Palavras-chave: Representações Sociais
Estado do conhecimento
Enfermagem
Métodos de pesquisa
Data do documento: 2019
Resumo: Esta investigação é vinculada à Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-aprendizagem, do Programa de Pós-graduação em Educação/Uniube. Tem como objetivo sistematizar o Estado do conhecimento das produções acadêmicas oriundas dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu no Brasil, na área da Enfermagem, que abordam a Teoria das Representações Sociais (TRS) e suas implicações como referencial teórico-metodológico, com ênfase em suas abordagens, no período de 2007-2017. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa do tipo estado do conhecimento. Para tanto, percorreu-se banco de dados da Associação Brasileira de Enfermagem, nos cadernos do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, nos volumes correspondentes ao recorte temporal da pesquisa. A busca forneceu um número de 17 Teses de Doutorado e 117 Dissertações de Mestrado que tinham em seus resumos a TRS como referencial teórico- metodológico. Foram feitas leituras dos métodos de pesquisa para o devido refino da mesma, por meio da análise de dados dos principais artigos ligados ao tema. Essa pesquisa além de realizar um estudo do conhecimento, buscou, principalmente, identificar e compreender as abordagens da teoria das Representações Sociais utilizadas nas produções acadêmicas dos programas stricto sensu no Brasil. Para a devida compreensão dos dados categorizados, foi utilizado como referencial teórico Análise de Conteúdo de Bardin, que evidenciou os seguintes dados: na vertente do campo teórico, apenas dois trabalhos são de caráter quantitativo, enquanto 27 deles são mistos e 61 caracterizados como qualitativos. No que tange aos métodos de análise, mais de 60% usaram entrevista semi-estruturada e Análise de Conteúdo da Bardin. Já nas abordagens foram coletados e observados os seguintes dados:abordagem conceitual com 63 trabalhos; abordagem estrutural com 20 trabalhos e sete deles utilizaram a abordagem societal. Os resultados obtidos nessa investigação demonstram uma análise primária da existência de várias pesquisas neste campo. Porém, é sempre valioso observar e compreender o quanto estas pesquisas têm colaborado com a Enfermagem no Brasil.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2232
Aparece nas coleções:TURMA 14

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRESLEY GOMES NEVES.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.