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dc.contributor.authorDeus, Ester Fannya Lucas Melo de-
dc.date.accessioned2023-01-24T16:59:19Z-
dc.date.available2023-01-24T16:59:19Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2235-
dc.description.abstractEsta pesquisa pertence ao programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Uberaba e está vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-aprendizagem. Apresenta como objeto de estudo o desenvolvimento da linguagem oral de crianças da educação infantil. Analisar como os professores compreendem a questão do desenvolvimento da linguagem oral dentro da educação infantil e suas implicações pedagógicas no fazer educativo constituiu o objetivo geral do presente estudo. Como referencial teórico optou-se por estudiosos da psicologia soviética, especialmente pelos trabalhos de Lev Semionovich Vygotsky e documentos que norteiam a educação infantil no Brasil, como a Base Nacional Curricular Comum da Educação Infantil BNCC. Como abordagem de pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa.A pesquisa bibliográfica,pesquisa documental e pesquisa de campo se constituíram nos processos de pesquisa utilizados.A pesquisa de campo foi realizada em um centro de Educação Infantil Municipal situado em um bairro da cidade de Patrocínio MG. Contou com a participação de 16 professoras atuantes neste Centro de Educação Infantil. O questionário se constituiu o instrumento de pesquisa e foi composto por questões fechadas e abertas.Ao analisar os dados pudemos compreender que as professoras realizam atividades voltadas ao desenvolvimento da linguagem oral dentro da educação infantil muitas vezes de forma ocasional, sem pouco ou nenhum conhecimento de que como se dá o processo de desenvolvimento da linguagem oral. As atividades realizadas em sua maioria contribuem para o desenvolvimento da oralidade nas crianças, porém a forma como são realizadas não estão relacionadas à nenhuma concepção teórica. Esta pesquisa aponta a necessidade de se ampliar possibilidades relacionadas a processos de formação dos professores que atuam na educação infantil. Esperamos que o presente estudo possa contribuir para o estudo de professores sobre o desenvolvimento da linguagem oral e, consequentemente, para o enriquecimento das práticas pedagógicas no contexto da educação infantil.pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectLinguagem oralpt_BR
dc.titleDESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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