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dc.contributor.authorSantos, Gustavo Rezende dos-
dc.date.accessioned2023-01-24T17:04:23Z-
dc.date.available2023-01-24T17:04:23Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2236-
dc.description.abstractEste estudo insere-se na Linha de Pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniube. Integra uma proposta maior, vinculada à RIDEP - Rede de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores, intitulada Desenvolvimento profissional de professores da educação superior: contribuições da Teoria das Representações Sociais. Especificamente, a presente pesquisa investigou o que pensam os estudantes dos últimos períodos do curso de Psicologia da Uniube, sobre a relação professor-aluno, para posterior momentos formativos com os professores. Para isso, contou com o suporte teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais de Moscovici, e da subteoria do Núcleo Central de Abric, para a coleta e análise dos dados. Toma como objetivo identificar e compreender as Representações Sociais dos alunos, sobre as implicações da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem, no curso de Psicologia da Uniube, com a finalidade de utilizar os resultados em momentos formativos com os professores a partir de entrevistas de Grupos Focais. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário contendo questões abertas e fechadas; a TALP - Técnica de Associação Livre de Palavras; e entrevista de grupo focal. Os participantes foram 112 alunos dos últimos períodos do Curso de Psicologia da Uniube e os respectivos professores que aceitaram participar do grupo focal como momento formativo. Esse grupo apresentou como objetivo discutir e refletir acerca dos resultados da identificação das representações dos alunos, sobre a relação professor-aluno. Para a análise dos dados, além do respaldo da Teoria das Representações Sociais e da Análise de Conteúdo de Bardin, contou-se também com 1 software, o EVOC. Os resultados das análises dos dados referentes às implicações da relação professor-aluno, no processo de ensino-aprendizagem, no referido curso, evidenciam representações positivas ancoradas nas palavras compreensão, conhecimento, empatia, respeito e troca. No entanto, contrastando com o Núcleo Central, a primeira periferia apresenta a palavra ruim, que sugere possiblidades de construções de representações sociais negativas, uma vez que a relação professor-aluno tem sido ruim e difícil, pois é representada por conflitos e desinteresses por parte dos professores. Quanto a realização do grupo focal, com os professores do curso, as discussões e reflexões referentes aos resultados da pesquisa, resultaram em sugestões de ações formativas como: a) discutir e refletir sobre a relação professor-aluno enquanto prática pedagógica; b) aprofundar o estudo sobre diferentes procedimentos didáticos que contribuam para a aprendizagem dos alunos; c) incentivar e levar em consideração o feedback dado pelos alunos; d) compreender o processo avaliativo como uma prática formativa; e) e reconhecer e incentivar práticas pautadas na compreensão, empatia respeito, troca e conhecimento.pt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectRepresentação Sociaispt_BR
dc.subjectMomento formativopt_BR
dc.titleRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOLOGIA.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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