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Título: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 – NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES E UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO
Autor(es): Buêncio, José Renato
Palavras-chave: Probabilidade e Estatística
Formação continuada de professores
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Data do documento: 2020
Resumo: No contexto da ênfase dada ao ensino de Probabilidade e Estatística em matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental 1, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1988), e, agora, na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), a formação de professores se faz necessária, tanto a inicial como a continuada. Assim, essa pesquisa que se insere na Linha “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino Aprendizagem” e no projeto “Desenvolvimento Profissional Docente: concepções, práticas, e articulações”, tem como objetivo desenvolver um processo de formação continuada de professores do Ensino Fundamental 1 de uma escola municipal de Uberaba/MG, a partir das necessidades formativas em relação à unidade temática Probabilidade e Estatística. Trata-se de investigação de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, desenvolvendo um processo formativo desses professores, numa perspectiva de pesquisa colaborativa. A fundamentação teórica encontra-se em Marcelo Garcia (1999, 2009), Nóvoa (1992, 2003, 2009), Lüdke (2001, 2006), André (2006), Gatti (2010, 2019), Zeichner (2008), Tardif (2006), para discutir a formação de professores e o desenvolvimento profissional docente; e pesquisadores que investigam a educação estatística: Lopes (1998, 2004, 2009, 2010), Silva, Cazorla, Kataoka (2010), Batanero (2001), Campos (2007), Campos, Woderwotzki, Jacobini (2011). Foram realizados cinco encontros formativos de três horas em média, no primeiro e segundo semestres de 2019, no âmbito da escola José Geraldo Guimarães, da rede municipal de ensino de Uberaba-MG. Participaram 21 professoras do Ensino Fundamental 1. O pesquisador foi o responsável pela organização da atividade formativa, contando, na elaboração e execução, com a colaboração dos participantes. Foi gravada em áudio e vídeo. O corpus de análise inclui os dados do questionário inicial, os diálogos, as discussões e as produções dos sujeitos envolvidos, cuja análise se pautou nos fundamentos dos “Núcleos de Significação”, propostos por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Em relação ao perfil, pode-se afirmar que o grupo pesquisado é formado por mulheres, que não jovens; metade não tem curso de Pedagogia; tem menos de 5 anos na docência no Ensino Fundamental na escola pesquisada; a metade é de contratadas, o que aponta para a rotatividade de docentes e suas consequências no desenvolvimento profissional docente. As necessidades formativas situam-se no campo do conhecimento específico (dificuldades de leitura e interpretação de gráficos, identificação da escala; falta de domínio de noções relacionadas ao estudo de probabilidades, como acaso, espaço amostral, evento aleatório, tipos de eventos e cálculo de probabilidades) e no campo pedagógico. Dois núcleos de significação foram identificados: 1)A formação continuada é reconhecida e reivindicada para melhorar as práticas pedagógicas e o desenvolvimento profissional docente; 2)Há a necessidade de aprimorar conhecimentos da Unidade Temática - Probabilidade e Estatística, conforme sugerida na BNCC.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2237
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