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Título: ADOECIMENTO E AFASTAMENTOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PATOS DE MINAS, MG: 2018 A 2019
Autor(es): Pereira, Leandro Queiroz
Palavras-chave: Educação Básica
Ensino Fundamental
Trabalho docente
Adoecimento docente
Neoliberalismo
Data do documento: 2020
Resumo: O trabalho é para o homem o principal meio de subsistência, sobretudo, nas sociedades altamente capitalistas. No mundo contemporâneo, a transformação do modelo fordista para o pós-fordista trouxe grandes mudanças na organização do trabalho, as quais afetaram também a profissionalização do trabalho docente, o que acarretou modificações também na educação brasileira. O neoliberalismo desenvolvido nas últimas décadas flexibilizou os processos de trabalho, os mercados de trabalho, os produtos e padrões de consumo, bem como o aparecimento de alta inovação comercial, tecnológica e organizacional. O fortalecimento do sistema capitalista ocasionou a redução significativa do papel do Estado nas políticas sociais, inclusive na educação pública. No Brasil, as mudanças a partir do pensamento neoliberal têm exigido uma revisão dos modelos de formação e profissionalização do professor, de modo que novos perfis profissionais viessem atender a esse novo contexto. Diante desse quadro de reestruturação e das finalidades que se instalaram nele, aparecem fatores que podem resultar no adoecimento dos profissionais docentes, conforme tem pontuado documentos nacionais e internacionais sobre a relação do trabalho e o processo saúde/doença. Contudo, desencadeou se um processo de precarização no ambiente de trabalho do docente e na desvalorização do professor. O objetivo principal deste estudo é abordar a precarização e os enfrentamentos da prática docente, sob o impacto do capitalismo e suas influências na saúde física e mental dos professores, buscando compreender os principais fatores causadores do seu adoecimento e afastamento do trabalho, o que, por sua vez, não deixa de afetar também o processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foi realizado uma pesquisa documental com a proposta de identificar o número de afastamentos de professores, bem como a descrição desses casos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino de Patos de Minas/MG, considerando o ano de 2018 e 2019. Ademais, buscou-se uma conclusão sobre as possíveis causas desses problemas, contribuindo para uma possível solução, ainda que local, para a melhoria do trabalho docente e da qualidade dos professores. Estudar o contexto do trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender o ambiente de trabalho e as causas do adoecimento do professor dos anos iniciais da Educação Básica é importante porque vem subsidiar a Secretaria Municipal de Educação de Patos de Minas-MG, para que possa implementar políticas voltadas à solução a um problema que é recorrente nas escolas municipais. Diante da pesquisa, observou-se que é relevante a manutenção da saúde do professor, uma vez que é mediador na oferta do ensino e na construção do aluno como sujeito de mudanças sociais, além de constatar que o excesso de trabalho, a falta de valorização profissional, ausência de apoio pedagógico, entre outros, são fatores que têm ocasionado o estresse, o transtorno do pânico, transtorno de ansiedade, episódios de depressão sem sintomas psicóticos, mal-estar e a fadiga dos professores dos anos iniciais da Educação Básica, na rede municipal de ensino de Patos de Minas-MG, inclusive com custos financeiros elevados para os cofres públicos.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2239
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