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dc.contributor.authorCavalcanti, Simone Alves-
dc.date.accessioned2023-01-24T18:09:48Z-
dc.date.available2023-01-24T18:09:48Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2245-
dc.description.abstractNa sociedade globalizada as transformações caminham juntas com o mundo do trabalho que sofre impactos da reestruturação produtiva e do capitalismo flexível. O trabalho docente no contexto da cultura virtual passa por importantes mudanças e acarreta diferentes papéis para os que o desempenham. A produção de subjetividade e a saúde mental docente são afetadas pelas transformações da sociedade do século XXI, principalmente pela globalização e pelas evoluções das tecnologias e da cultura virtual. A partir desses aspectos, o trabalho, o ser docente e o fazer docente tendem a apresentar modificações, ora mais rápidas, ora mais lentas. Nesse sentido, esta pesquisa trata da Cultura Virtual e Trabalho Docente no Ensino Superior em suas relações com a Produção de Subjetividade e a Saúde Mental de Professores. Está ligada à linha de pesquisa desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo ensino-aprendizagem e ao Grupo de Estudos Trabalho docente, tecnologias e subjetividade – GEPETTES – do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Tem como objeto de pesquisa, o trabalho docente e a produção de subjetividades. O problema da pesquisa é saber se, no contexto do capitalismo flexível e global, e a partir da inserção na cultura virtual, o trabalho docente no ensino superior afeta a produção de subjetividade e a saúde mental de professores. O objetivo é compreender a relação entre trabalho docente, subjetividade e saúde mental de trabalhadores docentes do ensino superior no contexto do capitalismo flexível em tempos de cultura virtual. A pesquisa apoia-se nos referenciais teóricos de Ricardo Antunes, Manuel Castells, David Harvey, Richard Sennett, Vai Moreira Kenski, Pierre Lévy, Cleomar Locatelli, Cinara Rosenfield, Lucia Santaella, Félix Guattari, Suely Rolnik, Maurizio Lazzarato, Antônio Negri, Henrique Caetano Nardi, Fernando Gonzáles Rey, Paula Sibilia, Christophe Dejours, Evaldo Piolli e Edith Seligman-Silva. O recorte temporal da pesquisa é de 2010 a 2020. A pesquisa é bibliográfica e empírica, de abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista narrativa. Os participantes foram 12 docentes das grandes áreas do conhecimento Humanas, Saúde, Ciências Sociais e Exatas, do Ensino Superior de uma Universidade Privada do interior de Minas Gerais. Para análise dos dados, usou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados indicam que as condições de trabalho no ensino superior vêm sendo impactadas pela cultura virtual e que o trabalho é essencial na produção de subjetividades e na constituição da saúde mental de professores. O trabalho docente tem suas particularidades e características que influenciam na busca de qualificação, atualização e atuação mais produtiva e exige polivalência nas ações e também envolvimento mental, físico e cognitivo nas suas funções. Em conclusão, o docente do ensino superior vive um processo de muitas e significativas mudanças; em que o que mais impacta no trabalho e na docência do ensino superior são as tecnologias e a cultura virtual. A expectativa é que esta pesquisa possa contribuir para o aprimoramento teórico acerca do trabalho docente e seus desdobramentos para a vida dos docentes do ensino superior.pt_BR
dc.subjectTrabalho Docentept_BR
dc.subjectCultura virtualpt_BR
dc.subjectDocência no Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectProdução de Subjetividadept_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.titleTRABALHO DOCENTE E CULTURA VIRTUAL NO ENSINO SUPERIOR: PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E SAÚDE MENTAL DE PROFESSORESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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