Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2247
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA IES/MG: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DISCENTES
Autor(es): Duarte, Thais Borges
Palavras-chave: Representações sociais
Práticas Pedagógicas
Curso de Administração
Data do documento: 2020
Resumo: Esta pesquisa está inserida na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniube e no projeto de pesquisa “Desenvolvimento Profissional Docente: concepções, práticas e articulações”. Tem como objetivo geral compreender as Representações Sociais dos alunos dos últimos períodos do curso de graduação de Administração de uma instituição do Triângulo Mineiro sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos seus professores. Diante dos resultados do estado da questão do tema pesquisado, pode-se concluir que ainda existem poucos trabalhos que levam em consideração as representações sociais dos discentes em relação às práticas pedagógicas de seus professores. Neste sentido, justifica-se essa pesquisa, pois o conhecimento dessas representações pode ser importante para direcionar a atividade docente, e, para que os resultados esperados no processo de ensino- aprendizagem sejam alcançados, é necessário que todas as partes envolvidas, professores e alunos sejam ouvidos. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza quali-quantiativa e foram realizadas as pesquisas bibliográfica, documental e de campo. O respaldo teórico-metodológico está na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2004) e na subteoria do Núcleo Central de Abric (2000) e, em Cunha (2004, 2018), Franco (2012), Libâneo (2013) e Masetto (2003) para subsidiar a discussão sobre práticas pedagógicas e docência universitária. Participaram da pesquisa 80 alunos das etapas finais do curso de graduação de Administração de uma IES do Triângulo Mineiro e os dados foram coletados a partir de um questionário contendo questões abertas, fechadas e a TALP – Técnica de Associação Livre de Palavras. A análise dos dados coletados foi realizada com base na Teoria das Representações Sociais, sendo utilizado o software EVOC para a TALP e estatística descritiva para análise das demais questões abertas e fechadas. Com relação ao perfil dos alunos, são jovens, com idade média de 24 anos, renda familiar média de R$ 4.885,82, 86% trabalham e buscam o curso para uma formação acadêmico-profissional e pelo interesse pela profissão. São alunos com pouco envolvimento em atividades fora da sala de aula. Sobre o núcleo central e o sistema periférico das representações sociais das práticas pedagógicas, analisadas em quatro dimensões: planejamento de aula e escolha de conteúdos, procedimentos didáticos, avaliação e a relação professor-aluno, constatou-se em todas um sentido de ambiguidade, representado por representações sociais que se ancoram e objetivam em elementos positivos, com maior evidência, e, ao mesmo tempo, aparecem elementos negativos, que sugerem que alguns professores adotam práticas muito boas e há outros que precisam desenvolvê-las. Espera-se que os resultados finais desse estudo possam subsidiar discussões e reflexões com relação às práticas pedagógicas dos professores do Ensino Superior, particularmente as do curso de administração, e as implicações destas na aprendizagem acadêmica.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2247
Aparece nas coleções:TURMA 15

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAÍS BORGES DUARTE.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.