Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDeus, Washington Luís de-
dc.date.accessioned2023-01-24T19:10:15Z-
dc.date.available2023-01-24T19:10:15Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2248-
dc.description.abstractEsta dissertação insere-se na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). O Atendimento Educacional Especializado - AEE constituiu o objeto de estudo desse trabalho. O problema que norteia essa pesquisa consiste em compreender qual é a visão da equipe pedagógica e das famílias de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Estrela do Sul/MG sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Constitui-se como objetivo geral do presente estudo, compreender a visão da equipe pedagógica e das famílias dos alunos matriculados no AEE de uma escola pública estadual localizada em Estrela do Sul/MG, no ano de 2018. Os estudos de Mantoan, Aranha, Vygotsky, Szymanski, dentre outros, constituem os referenciais teóricos que subsidiaram a realização dessa pesquisa. Considerando a natureza do problema de pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa como caminho metodológico. Utilizou-se pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. A pesquisa documental se deu por meio da análise de documentos que norteiam o AEE no que se refere à legislação e diretrizes pedagógicas. A pesquisa bibliográfica buscou conhecer estudos e pesquisas que dialogam com o problema de pesquisa proposto nesse estudo. Foi realizada também pesquisa de campo junto às famílias dos alunos que frequentam o AEE e à equipe pedagógica. Questionários distintos se constituíram instrumentos de pesquisa e foram respondidos pela equipe pedagógica e pelas famílias, com objetivo de verificar como o AEE se estrutura na visão da equipe pedagógica e dos pais de alunos. Constatou-se que o AEE é considerado como processo Importante no processo de inclusão e desenvolvimento dos alunos na visão da equipe pedagógica, bem como na visão das famílias dos alunos. Os resultados apontam a necessidade de uma integração mais efetiva entre escola e família. Depreendeu-se, por meio da elaboração dos temas de análise construídos a partir das respostas dos participantes da pesquisa, que as propostas pedagógicas vivenciadas no AEE precisam ser articuladas coletivamente pelos profissionais que atuam no ensino regular e no AEE. Apontou-se como caminho a ser percorrido, a criação de espaço institucional para o diálogo, planejamento e estudo da equipe pedagógica acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Espera-se que esse estudo possa contribuir no processo formativo de profissionais que atuam na área pedagógica favorecendo o enriquecimento das práticas educativas vivenciadas no AEE, como também na reflexão e construção de possibilidades para uma maior integração entre família e escola.pt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA VISÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA E DAS FAMÍLIAS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ESTRELA DO SUL/MG NO ANO DE 2018pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 15

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WASHINGTON LUÍS DE DEUS.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.