Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMachado, Geruzza Lima Ramos Oliveira-
dc.date.accessioned2023-01-25T16:58:00Z-
dc.date.available2023-01-25T16:58:00Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2255-
dc.description.abstractA presente pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba e vinculada à Linha de Pesquisa de Processos Educacionais e seus Fundamentos, tem como objetivo geral trazer à tona a influência de Heitor Villa Lobos na implementação do canto orfeônico em ambientes escolares na Era Vargas (1930-1945). Como objetivos específicos buscou conhecer o contexto histórico da Era Vargas, compreender como se deu a implantação do canto orfeônico nos currículos da escola secundária por influência de Heitor Villa Lobos e por fim investigar qual a finalidade do canto orfeônico como disciplina escolar no período em questão. O problema do estudo consiste em saber qual a finalidade do canto orfeônico como disciplina escolar. O recorte demarcado como referencial deste trabalho, ocorreu em função de o ensino de canto orfeônico tornar-se uma disciplina obrigatória no ensino secundário a partir da Reforma Francisco Campos ocorrido em 1931 até 1945, período em que o canto orfeônico foi muito utilizado como um instrumento disseminador da disciplina e do civismo e por isso mesmo atrelado aos ideais varguistas de nacionalismo. A pesquisa foi de base bibliográfica e documental, pois utilizou-se a legislação da época e documentos do acervo CPDOC. O referencial teórico apoiou-se principalmente nas contribuições de Fausto (1999); Gilioli (2003); Lemos Jr (2005), Costa (2009), Gasparetto Jr. (2013), Monteiro (2019), Trotta (2020) entre outros. Com essa investigação, foi possível verificar que Villa Lobos foi um grande influenciador do ensino de música por meio do canto orfeônico nos ambientes escolares o que sugere uma contribuição na construção da nação brasileira de acordo com as propostas de Getúlio Vargas.pt_BR
dc.subjectEnsino Secundáriopt_BR
dc.subjectCanto Orfeônicopt_BR
dc.subjectCivismopt_BR
dc.subjectPatriotismopt_BR
dc.titleO CANTO ORFEÔNICO NO ENSINO SECUNDÁRIO: NO COMPASSO DO CIVISMO E DO PATRIOTISMO NA ERA VARGAS (1930-1945)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 16

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GERUZZA LIMA RAMOS OLIVEIRA MACHADO.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.