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Título: FORMAÇÃO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO EM IES DO ALTO PARANAÍBA
Autor(es): Alcântara, Maria Isabel Esteves de
Palavras-chave: Formação de Professores
Representações Sociais
Cursos de Direito
Desenvolvimento Profissional docente
Data do documento: 2020
Resumo: A formação de professores é um processo contínuo na busca da melhoraria ou aquisição de conhecimentos, competências e disposições. A Diretriz Curricular Nacional dos Cursos de Direito apresentam o conjunto de orientações que norteiam as atividades para o desenvolvimento do ensino técnico-jurídico. Os(As) professores(as) dos Cursos de Direito possuem formação voltada para o aprendizado de questões técnicas relacionadas ao exercício da profissão do(a) bacharel. Ao(a) Bacharel em Direito, que exerce também a profissão de professor(a), é fundamental que se aproprie de conhecimentos específicos da docência, que o capacite didático pedagogicamente para a profissão e suas especificidades. Diante disso é que se pergunta: como ocorre a formação didático-pedagógica do(a) professor(a) do Curso de Direito? O presente trabalho se justifica na necessidade de formação continuada para esses(as) professores(as) que não possuem formação didático-pedagógica. Nesse contexto, esta investigação está inserida na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Tendo como objetivo compreender as Representações Sociais que os(as) Professores(as) do Curso de Direito em IES do Alto Paranaíba têm construído sobre a formação do(a) professor(a). A pesquisa foi desenvolvida com os(as) professores(as) de Faculdades e Universidades de Direito do Alto Paranaíba: Faculdade de Educação de Patos de Minas (FAEP); Faculdade Patos de Minas (FPM); Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ); Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) e Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). É uma pesquisa bibliográfica e documental, com as abordagens quanti-qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online, disponibilizado na plataforma Google Forms. Os dados obtidos originaram das resposta de 44 professores(as) da IES pesquisadas que consentiram em participar da pesquisa. Para o processamento e auxílio nas análises dos dados utilizou-se também o Software EVOC. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar o perfil dos participantes da pesquisa como sendo em sua maioria do sexo masculino, com idade entre 36 e 45 anos. A formação acadêmico-profissional dos participantes é de uma maioria de professores(as) veteranos(as), sendo profissionais técnico-jurídicos, que estão motivados pela capacidade de transformar vidas. Entretanto, ainda é um(a) profissional que adota práticas pedagógicas tradicionais e métodos avaliativos ineficazes no que se refere ao reconhecimento da aprendizagem dos(as) discente. Representações Sociais do(as) professores(as). As evocações encontradas e categorizadas no núcleo central evidenciam as Representações Sociais que esses professores possuem sobre a formação docente e nos permitem refletir sobre a importância da capacitação, comprometimento, dedicação, vocação e necessidade da formação, o que demonstra a importância da formação docente continuada. Uma formação passível de proporcionar a formação didático-pedagógica do(a) professor(a) do Curso de Direito para que esses(as) docentes consolidem em sua formação, além dos saberes experienciais, os saberes da formação profissional, saberes disciplinares e saberes curriculares, de forma a proporcionar o desenvolvimento profissional do(a) docente e melhorar o processo de ensino-aprendizagem ofertado nos Cursos de Direito.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2260
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