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Título: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: um instrumento mediador do desenvolvimento da subjetividade na educação
Autor(es): Silva, Suellen de Souza
Palavras-chave: Mediação
Teoria histórico-cultural
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
Subjetividade
Educação
Data do documento: 2021
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm importante papel mediador no desenvolvimento da subjetividade no contexto atual dos processos educativos. Assim, os conceitos Vigotskianos sobre mediação e de zona de desenvolvimento proximal podem ser tomados como referência para a análise das práticas pedagógicas mediadas pelas TICs. Nessa perspectiva, trata-se do entendimento das TICs como instrumentos das mediações culturais que caracterizam o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba-UNIUBE. A pesquisa se inscreveu num projeto de maior abrangência intitulado: Necessidades de Formação continuada de professores da educação básica e superior em Minas Gerais: um estudo diagnóstico. (Chamada FAPEMIG 02/2018. PPM XII). A presente pesquisa tem como objeto de estudo as TICs e seu papel mediador no desenvolvimento da subjetividade na Educação. Busca responder a seguinte questão: qual o papel das TICs como instrumento mediador do desenvolvimento da subjetividade na Educação? Tendo como objetivo geral desenvolver um estudo crítico sobre o papel das TICs como instrumento cultural-mediador do desenvolvimento da subjetividade na Educação. Como objetivos específicos: 1. Sistematizar os aspectos essenciais da Teoria da Mediação na Teoria Histórico-Cultural; 2. Compendiar o papel cultural-mediador das TICs no desenvolvimento da subjetividade na Educação; e 3. Elaborar uma síntese sobre a Teoria do Desenvolvimento da Subjetividade Humana fazendo um esforço de abstração e procurando os pontos de conexão, do trabalho estabelecendo-se as interconexões entre a Teoria da Mediação, a Teoria da Subjetividade e a Sociologia da Comunicação para uma compreensão mais ampla do fenômeno estudado. O estudo desenvolveu-se por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Os materiais selecionados para leitura de estudo foram fichados e analisados, usando como instrumento uma Ficha Resumo de Conteúdo. Como aporte teórico destacam-se as sistematizações realizadas contribuição no capítulo 1 de: Vygotsky (2002, 2001, 2000, 1991, 1989, 1987, 1978); Leontiev (2004); Wertsch (1988); Mello (2020); CEPAL-UNESCO (2020). No capítulo 2 de: Castell (1999); Levy (1996, 1998, 1999); Negroponte (1995, 1995a); Bauman (2001). No capítulo 3 de: González Rey (2002, 2003, 2005, 2011, 2012); Molon, (2011); Rossato; Mitjàns (2013); Kenski (2007); Campolina (2019); Lévy (1993- 1999); Araújo e Vilaça (2016); Coelho (2019); Champangnatte (2016); Fofonca (2018); Gadotti (2003) e Frizon (2015). O estudo realizado sobre as TICs e seu papel mediador no desenvolvimento da subjetividade na Educação permitiu concluir que a subjetividade na perspectiva histórico-cultural se constrói na ontologia do individual e do social, a partir da própria cultura do sujeito. Sob essa perspectiva, é perceptível o papel das tecnologias enquanto mediadoras na relação do sujeito com o mundo e, consequentemente, como parte do processo de transformação e produção da subjetividade. Educação, Tecnologia e Subjetividade se interrelacionam por estarem presentes no âmbito social e individual dos sujeitos. Esta integração está inserida diretamente na transformação da realidade dos contextos educativos. Assim, compreender a subjetividade na educação se torna um processo cada vez mais complexo, pois as referências e os valores dos indivíduos que fazem parte de um determinado contexto escolar podem ser múltiplos. Logo O ponto importante não é apenas o uso pedagógico dos recursos digitais, senão o tipo de relação que estes proporcionam entre alunos e professores na educação, assim como a sua utilização como parte das estratégias de ensino. As TICs contribuem para a ativação da atividade mental dos alunos, de tal maneira que estes podem ser sujeitos de sua própria transformação.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2264
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