Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2266
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Débora Borges | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T13:22:39Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T13:22:39Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2266 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem e possui como objeto de estudo a tríade brincadeira, criatividade e linguagem na Educação Infantil. A pesquisa é norteada pela questão: como a brincadeira, a linguagem e a criatividade podem contribuir para a aprendizagem da criança e para o seu desenvolvimento, no contexto da Educação Infantil? O objetivo principal é compreender as relações entre brincadeira e criatividade e linguagem no contexto da Educação Infantil e delinear um conjunto de indicativos didáticos para o referido segmento educacional. Os objetivos específicos são: a) contextualizar o segmento da Educação Infantil no que se refere aos avanços científicos e aspectos legais; b) identificar as contribuições da Teoria Histórico-Cultural para o entendimento da relação aprendizagem-desenvolvimento; c) estabelecer relações entre a brincadeira, a criatividade e a linguagem e d) sistematizar indicativos didáticos em propostas para o contexto da Educação Infantil. A pesquisa possui natureza teórica, por meio de estudos documentais e bibliográficos, apoiada na Teoria Histórico-Cultural (THC) e na Teoria da Atividade (TA). O recorte teórico contou com as contribuições dos autores Vigotski (1991, 1993, 2001, 2003, 2008, 2012), Elkonin (1960, 1987), Bozhovich (1987), Lúria (1974, 1986), Davidov (1988) e Leontiev (1978, 2001). O procedimento metodológico contou com uma ficha de anotações arcabouço legal e bibliográfico selecionado. A partir do quadro conceitual, efetivou-se análises do apregoado na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e a indicação de propostas didáticas à luz do referencial da THC e TA. Apresenta-se um debate, ao longo do texto, entremeado de reflexões para uma prática pedagógica na Educação Infantil que valorize a criatividade e a linguagem como partes de um processo psíquico a ser desenvolvido desde o berçário. Depreende-se que a Educação Infantil, ao priorizar as brincadeiras e interações contribuem para o desenvolvimento de outras funções superiores como: a imaginação, o pensamento e a memória. Ressalta-se que, de acordo com a perspectiva vigotskiana, o contexto histórico agrega à criança experiências e estas, ao serem mediadas pela cultura, oportunizam o desenvolver integralmente e o avançar em sua idade psicológica, de acordo com sua característica peculiar. As práticas efetivadas no cotidiano escolar precisam ter intencionalidades pedagógicas, nas quais o brincar, o criar na apropriação da cultura humana sejam possibilitadores do desenvolvimento integral infantil. Conclui-se que os princípios da Teoria Histórico-Cultural contribuem para uma prática intencional que valoriza a infância em suas diferentes linguagens reconhecendo uma ação intervencionista e o respeito às singularidades. | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Teoria Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: A TRÍADE BRINCADEIRA, CRIATIVIDADE E LINGUAGEM | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 17 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DÉBORA BORGES MARTINS.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.