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Título: PESQUISA E PRODUÇÃO DIDÁTICA: OS CASOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFSM, DA UFSC E DA UTP.
Autor(es): Pimenta, Letícia Brito Mendes
Palavras-chave: Didática
Pesquisa e Produção intelectual
Programas de Pós-graduação em Educação
Data do documento: 2012
Resumo: Esta dissertação apresenta uma análise das pesquisas e produções da área de didática em três Programas de Pós-Graduação em Educação da região Sul do Brasil. Surgiu da análise de importantes estudos precedentes, iniciados há algum tempo no Brasil buscando conhecer o estado atual da ciência didática nos cursos de formação de professores e também nas pesquisas e produções na pós-graduação. Estes trabalhos, como por exemplo, dos autores Sguarezzi (2010), Longarezi e Puentes (2010) e Libâneo (2010) despertaram em nós o interesse na compreensão da realidade por eles desvendada, já que mostraram um esvaziamento do campo teórico-científico da ciência didática. Por outro lado, esses estudos apresentam resultados limitados para uma compreensão mais ampla do problema. Diante disso surgiu à necessidade desta pesquisa, que busca uma compreensão mais aprofundada da problemática. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar o estado da pesquisa e produção didática, no período 2004 a 2010, nos Programas de Pós-graduação em Educação das Universidades Federal de Santa Catarina, Federal de Santa Maria e Tuiuti de Paraná, tomados como estudos de caso. Para que isso fosse possível optamos por uma metodologia mista, na perspectiva de autores como Sampieri (2003), Flick (2009) e Minayo (2007) com a combinação de métodos e análises qualitativos e quantitativos. Como estratégia geral da pesquisa usou-se o estudo de casos de caráter instrumental e coletivo, baseado nas concepções de Stake (1994 apud André 2005), e de outros autores que confirmam o tipo de estudo realizado. Para a seleção dos casos a serem estudados, usaram-se os critérios já elaborados pelos professores-pesquisadores que integram o projeto guarda-chuva em nível nacional. Atendendo a estes critérios os Programas selecionados foram: Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria; Federal de Santa Catarina e Tuiuti do Paraná. Nas diferentes etapas da metodologia de estudo de casos utilizamos também a pesquisa bibliográfica, fundamental para nós para a construção do quadro teórico, da justificativa e da metodologia de trabalho. Do mesmo modo, a pesquisa documental facilitou o estudo e interpretação das fichas de avaliação da CAPES dos três programas estudados, assim como o levantamento de informações nos sites dos programas e na base de dados nacional do projeto guarda-chuva. A realização da análise dos resultados combinou os procedimentos qualitativos de compreensão das informações levantadas sobre os programas e a análise estatística simples, com auxílio de gráficos e tabelas elaborados com o programa Ecxel. As informações levantadas ao longo do processo investigativo nos levaram a concluir que os PPGE acima citados estão pesquisando e produzindo relativamente bem, mas os estudos sobre didática não são a referência dentro das linhas, principalmente nas produções. Pesquisa-se e se produz muito no campo investigativo e na dimensão dos fundamentos, mas as questões sobre ensino de didática enquanto disciplina acadêmica, referente ao campo profissional, bem como as formas e maneiras de se efetivar do ponto de vista metodológico o processo de ensino-aprendizagem, referente à dimensão dos modos, não estão sendo objeto de interesse dos Programas.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2274
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