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dc.contributor.authorCazarotti, Mauro Lúcio Batista-
dc.date.accessioned2023-02-10T17:41:15Z-
dc.date.available2023-02-10T17:41:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2277-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como tema os Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil. Desenvolvida na Linha de Pesquisa ―Processos educacionais e seus fundamentos‖, vincula-se ao Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia – NEPAFi, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba e à Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste – REDECENTRO. O interesse que se identifica na academia e nas políticas educacionais sobre os cursos tecnológicos, a observação de que a formação acadêmica de nível superior no Brasil sempre foram destinadas às elites, o aumento das demandas do mercado de trabalho e a influência do pensamento neoliberal, a oferta mais elevada de formação profissional que implicou na implementação dos cursos superiores de tecnologia, entre as várias formações profissionalizantes no sistema educacional, são aspectos que motivaram a escolha temática desta investigação. Para desenvolvê-la, parte-se das questões: como se fundamentam os cursos superiores tecnológicos a partir da década de 1980? Quais as críticas e controvérsias, referentes a esses cursos, identificadas na literatura acadêmica e nos documentos legais? Quais os desafios para esses cursos? A partir dessas perguntas, define-se como objetivo geral descrever e analisar os Cursos Superiores de Tecnologia (CST), destacando fundamentos, controvérsias e desafios em relação a esses cursos no Brasil. O recorte temporal para este estudo abrange os anos de 1969-2005, período que representa, respectivamente, o início da implantação dos CST no Brasil e o declínio da criação desses cursos no país. Assumindo uma abordagem qualitativa, segundo entendimento de Chizotti (2006), realiza-se uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica tem como aporte autores como Lima e Mioto (2007) e a análise documental fundamenta-se em Cellard (2008). O processo investigativo decorrente envolve os seguintes procedimentos: mapeamento do estado do conhecimento e revisão da literatura; destaque de unidades significativas referentes a cada uma das perguntas de fundo de modo a evidenciar os aspectos relevantes do fenômeno estudado; preenchimento de quadros de análise dos dados e/ou informações contidos no material selecionado; leitura interpretativa, procurando relacionar as ideias expressas nos textos com o problema para o qual se busca resposta; registro de contribuições dos textos para o estudo proposto, com reflexões, questionamentos e encaminhamentos suscitados pelas leituras, bem como na indicação de como podem ser utilizados na elaboração do texto final. Por último, realizam-se a análise e uma síntese integradora, resultantes da reflexão e das leituras realizadas, com aporte no ideário de Santos e Jiménez (2009), Takahashi (2010), Juca; Oliveira; Souza (2010) e Gadotti (2012). Como resultados, constata-se que a proposta de cursos de tecnologia vigentes pode contribuir de modo significativo para que os indivíduos tenham uma formação efetiva em nível superior nessa área. No entanto, ao longo do tempo, os cursos tecnológicos foram e estão sendo desenvolvidos cada vez mais para o mercado, fomentados pelos grandes financiadores das políticas públicas para os países em desenvolvimento. Partindo da importância dessa formação profissional, pensa-se como superar o dilema entre servir o mercado e atender ao desenvolvimento profissional de que o trabalho tecnológico carece, tendo, como pano de fundo, a busca da compreensão e da crítica sobre a educação historicamente reservada à classe trabalhadora. A oposição à lógica das competências, voltada apenas para o mercado de trabalho, fragmentando o conhecimento, pode ser uma perspectiva que se vislumbra. Em relação à formação de professores, constata-se que os programas de formação específica, para atuar em cursos superiores de tecnologia, começam a se concretizar, mas ainda não são suficientes para atender à demanda docente para o setor.pt_BR
dc.subjectCursos Superiores de Tecnologiapt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação e trabalhopt_BR
dc.subjectFundamentos, controvérsias e desafiospt_BR
dc.titleCURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: FUNDAMENTOS, CONTROVÉRSIAS E DESAFIOS.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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