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dc.contributor.authorCorrêa, Anderson Borges-
dc.date.accessioned2023-02-13T13:30:36Z-
dc.date.available2023-02-13T13:30:36Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2278-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi compreender o processo de apropriação da linguagem escrita por crianças de uma turma de 3º ano do ensino fundamental em situações de produção de textos manuscritos e digitais, em uma escola da Rede Municipal de Educação de Uberlândia-MG. Trata-se de uma investigação vinculada ao projeto de pesquisa A formação da atitude autora e leitura no processo de apropriação da escrita na educação infantil, coordenado pela professora Ana Maria Esteves Bortolanza, na linha de pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Este estudo configura-se como uma pesquisa-intervenção, de caráter etnográfico, fundamentada em conceitos essenciais da teoria histórico-cultural, que trata da construção histórica e cultural do conhecimento, do círculo de Bakhtin, com postulados de Bakhtin e Volochínov, e em outros autores. A pesquisa foi realizada por meio de observação nas dependências da escola, como pátio, refeitório, biblioteca e sala de aula, entrevistas individuais e em grupo, na forma de diálogos informais, e um projeto de trabalho (JOLIBERT, 1994) realizado com as crianças no pátio e no laboratório de informática. O referencial teórico desta pesquisa é composto por conceitos essenciais da teoria histórico-cultural, especificamente de Vigotski, Luria e Leontiev, do círculo de Bakhtin, com postulados de Bakhtin e Volochínov, e outros autores, como Bajard, Mello, Freitas, Chartier, Eco, Geraldi e Jolibert, considerando que a atividade humana feita em colaboração, mediada pela linguagem, leva ao desenvolvimento das funções psíquicas superiores e, consequentemente, à humanização da criança. Os dados produzidos na pesquisa foram organizados em unidades temáticas, episódios e cenas, e analisados com base nos sentidos atribuídos pelas crianças às situações de produção de textos manuscritos e digitais para compreender como elas se apropriam da escrita, e também apontar aos professores e professoras as implicações pedagógicas deste estudo, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade da aprendizagem da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicam que o projeto de trabalho atingiu seu objetivo ao possibilitar, por meio da produção de textos manuscritos e digitais, a expressão da criança e a compreensão de processos de apropriação da escrita, como a atribuição partilhada de significados e sentidos que seriam escritos, os gestos e as maneiras de escrever revelados pelas crianças e a funcionalidade da fala para si. Considera-se que a aprendizagem da escrita pode ser favorecida em contextos dialógicos de aprendizagem, que propiciem a colaboração e cooperação entre os sujeitos participantes do processo educativo e que tratem a escrita como um instrumento de interação e com função social.pt_BR
dc.subjectTextos manuscritos e digitaispt_BR
dc.subjectApropriação da escritapt_BR
dc.subjectProjeto de trabalhopt_BR
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.titleTEXTOS MANUSCRITOS E DIGITAIS: APROPRIAÇÃO DA ESCRITA POR CRIANÇAS DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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