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dc.contributor.authorSoares, Natal dos Santos-
dc.date.accessioned2023-03-17T17:12:09Z-
dc.date.available2023-03-17T17:12:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2286-
dc.description.abstractAs tecnologias digitais se impuseram irreversivelmente nos meios educacionais. Assim, os professores se veem ante dilemas: insistir em práticas didático-pedagógicas tradicionais ou abandoná-las em nome de uma renovação mediada pelo uso dessa tecnologia na educação. Deixar a comodidade de práticas consolidadas e atentar para a aprendizagem docente sobre interação e a dinâmica proporcionadas pelas tecnologias digitais é um atributo do trabalho docente, dado ser provável que profissionais menos preparados sofram com as dificuldades e sobrecarga funcional relacionada com exigências de uso de tecnologias digitais. Conhecer como se dão as relações entre trabalho docente e tecnologias é o foco desta investigação, que se orienta pelo seguinte problema: qual o tratamento a pesquisa acadêmica tem dado às relações entre trabalho docente no ensino superior e tecnologias digitais. Em quais desdobramentos de análise essas relações podem ser identificadas? O objetivo é construir uma compreensão teórico-conceitual de como a tecnologia impacta no trabalho docente e das perspectivas que se abrem com seu uso por professores do ensino superior. Como pesquisa bibliográfica, a investigação teve como fontes de dados trabalhos acadêmicos (artigos, dissertações e teses) publicados entre 2011 e 2016 e registrados no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O levantamento foi feito a partir dos termos descritores “desafios ao trabalho docente”, “trabalho docente”, “ensino superior” e “tecnologias digitais” utilizados de forma isolada e combinada. Os resultados apontam escassez de estudos sobre os impactos da presença das tecnologias digitais no cotidiano do trabalho docente, no período delimitado para a pesquisa. Os estudos têm associado o trabalho docente no ensino superior com outras dimensões do universo da educação, a exemplo da formação e da avaliação. Os interesses dos pesquisadores se estendem mais ao trabalho docente na escola básica. Os desafios supõem consolidar relações dialógicas nos espaços virtuais e uma cultura da colaboração apoiadas nas possibilidades que as tecnologias digitais oferecem para a interação e a comunicação instantânea. Supõe também acompanhar o ritmo das mudanças tecnológicas, adequar métodos, estratégias, abordagens, usos e acompanhamentos educacionais ao uso das tecnologias digitais; aderir a certos usos como o das redes sociais on-line, além de transpor usos pessoais das tecnologias digitais para uso profissionais.pt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectPesquisa acadêmicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.titleTECNOLOGIAS DIGITAIS E TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA ENTRE 2011 E 2016pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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