Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2367
Título: A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL DE PRÉ-ESCOLARES NA ÚLTIMA DÉCADA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(es): Morais Santos, Thatty Christina
Palavras-chave: Educação Nutricional. Pré-Escolares. Crianças.
Data do documento: 17-Dez-2021
Resumo: INTRODUÇÃO: A escola necessita oferecer um ambiente saudável e seguro para o aprendizado e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, resguardando-os de ocorrências que representem riscos a sua saúde física e mental. Todos os aspectos que envolvem nutrição e saúde infantil são diretamente influenciados pelo ambiente que a criança encontra ao longo da vida. Esta pesquisa ganha relevância, pois seus resultados poderão servir de subsídios para que novas políticas educacionais e sociais do âmbito da educação, com crianças no período pré-escolar. OBJETIVO: Realizar educação nutricional da criança, assim como de seus familiares, com a finalidade de promoção de uma melhoria em sua qualidade de vida e suporte emocional para as mudanças em seus hábitos alimentares. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, tipo Revisão Integrativa de Literatura - RIL, desenvolvido em seis etapas, por meio de uma busca online no Portal da Biblioteca Virtual em Saúde. Adotaram-se como critérios de inclusão os artigos disponíveis na íntegra e completos, nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados no período de 2009 a 2019. RESULTADOS: Foram encontrados oito (57%) publicados na MEDLINE; quatro (28%) na LILACS e dois (15%) no IBECS. No que se refere ao ano em que foram publicados os artigos, 2019 teve maior quantidade, com seis (44%) das publicações, seguido do ano de 2020 com quatro (28%) dos artigos desta RIL; os demais anos de 2012, 2013 e 2016 tiveram quatro (28%) publicações. CONCLUSÃO: Conclui-se que o objetivo proposto para esta pesquisa foi contemplado, todavia, constata-se a necessidade de produção de materiais que possam contribuir com a transformação dessa realidade, uma vez que foram identificadas poucas evidências disponíveis nas literaturas nacional e internacional referentes a educação nutricional na área da educação em pré-escolares. Aponta-se que uma das limitações encontradas no conteúdo dos estudos específicos mostra a falta de artigos referentes à educação nutricional para crianças na fase pré-escolar. Palavras-chave: Educação Nutricional. Pré-Escolares. Crianças
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2367
Aparece nas coleções:2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THATTY CRISTINA MORAIS SANTOS.pdf750,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.