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dc.contributor.authorSouza Silva, Paulo Sérgio-
dc.date.accessioned2023-03-28T13:45:05Z-
dc.date.available2023-03-28T13:45:05Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2368-
dc.description.abstractA presente dissertação é fruto de pesquisa sobre a influência das avaliações internas e externas no planejamento escolar, vinculadas ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, por meio da linha de pesquisa Saberes e Práticas da educação básica e ao projeto guarda-chuva, intitulado “Pesquisa, Formação e Intervenção na Educação: estudos em contextos educativos escolares e não escolares. Essa pesquisa foi realizada em duas turmas do quinto ano do ensino fundamental, anos iniciais, de uma escola da rede pública municipal de ensino da cidade de Uberlândia-MG e se propôs a analisar a influência dos resultados das avaliações externas, obtidos através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb e dos resultados das avaliações internas no planejamento pedagógico anual do 5º ano do ensino fundamental. Foi estabelecido como objetivo geral analisar a influência dos resultados educacionais do 5º ano do ensino fundamental, obtidos e divulgados através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb, assim como dos resultados obtidos nas avaliações internas, registrados nas Atas de Resultados Finais, no Planejamento Escolar. Para os objetivos específicos foram eleitos os seguintes: a) refletir sobre a compreensão que professores, supervisor e diretor tem sobre os resultados alcançados pelos alunos do 5º ano, consequentemente pela escola; b) refletir em que medida esses resultados implicam alguma alteração no planejamento escolar; c) analisar se a formulação do planejamento escolar e do Projeto Político Pedagógico consideram os resultados alcançados pelo Saeb e por avaliações internas; d) analisar se há diferenças de desempenho educacional na avaliação interna entre negros e brancos, a partir da análise da ficha de matrícula e da ata de resultados finais e se esses resultados influenciam no planejamento escolar; e) analisar se o processo de avaliação interna da escola observa a situação escolar a partir dos resultados do Saeb; f) descrever e analisar quem são os alunos da turma de 5º ano, destacando raça, gênero e renda e a relação destes marcadores sociais com o desempenho escolar. A pesquisa adotou um caminho metodológico de abordagem qualitativa, contemplando revisão bibliográfica, análise documental e trabalho de campo. Os procedimentos de produção de dados foram análise documental e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa ancorou-se especialmente nas elaborações de autores do campo da avaliação: Freitas (2014, 2018) Luckesi (1992) e de Bogdan & Biklen (1994); Cellard (2008) sobre pesquisa qualitativa e análise documental. As análises dos dados permitem afirmar que a escola orienta seu planejamento a partir do resultado das avaliações externas. Já os marcadores sociais demonstraram que os alunos negros obtiveram as médias mais baixas, encontrando-se na distorção idade/série e apresentam um maior índice de reprovação.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectAvaliação externa. Avaliação interna. IDEB. Saeb. Planejamento escolar.pt_BR
dc.titleA INFLUÊNCIA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS E INTERNAS NO PLANEJAMENTO ESCOLAR DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Aparece nas coleções:2021

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