Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2373
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morgana Machado, Kênia | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-28T14:01:47Z | - |
dc.date.available | 2023-03-28T14:01:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2373 | - |
dc.description.abstract | Esta investigação, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica, por meio da linha de pesquisa Práticas Docentes para Educação Básica, e ao Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas / Projeto-guarda-chuva, intitulado “Pesquisa, Formação e Intervenção na Educação: estudos em contextos educativos escolares e não escolares”, tem como objetivo geral: Identificar e analisar indícios de avaliação institucional nos documentos produzidos pela escola no ano de 2021, e as possibilidades do desenvolvimento desse tipo de avaliação a partir da análise dos referidos documentos. E como objetivos específicos: Identificar e analisar registros de avaliação institucional, contemplando ensino e aprendizagem, trabalho pedagógico e as relações interpessoais de circulações de informações internas e externas com a comunidade escolar e secretaria regional de educação; Identificar e analisar indicadores que devem compor a avaliação institucional; Verificar a potencialidade dos documentos produzidos pela escola para a avaliação institucional; Identificar e analisar vínculos da avaliação institucional com o desenvolvimento da qualidade social da educação; e Criar, a partir dos resultados da pesquisa, um software sobre trilhas de avaliação institucional como instrumento para interação e reflexão sobre avaliação institucional. Adotando a abordagem qualitativa, e partindo de uma revisão bibliográfica sobre avaliação institucional na educação básica, foi realizada uma pesquisa documental guiada pelos procedimentos de Cellard (2008), análise preliminar e análise, em uma escola de Ensino Médio na rede estadual de Uberlândia. Essa pesquisa ancorou-se em estudos de autores, como exemplo: Brandalise (2008), Dias Sobrino (2011), Esteban (2008), Freitas (2014), Grochoska e Eyng (2005), Libâneo (2013), Luck (2012), Silva (2009), Sordi (2006), pesquisadores que elaboraram trabalhos pertinentes ao assunto. A análise dos resultados da pesquisa permite afirmar que a avaliação institucional acontece nas escolas da rede estadual de Uberlândia-MG, de forma disseminada em ações pontuais, contemplando dimensões da referida avaliação, durante todo o ano letivo: na atualização do PPP e Regimento, nas Reuniões de Conselhos de Classe, na análise dos resultados das avaliações externas e internas, nos planos de ação e na articulação dos planejamentos de intervenção registrados nos documentos pedagógicos da escola, quando produzidos em reuniões com a participação da comunidade escolar e equipe pedagógica da Superintendência Regional de Ensino. Todavia, os resultados revelaram ausência da integração dessas ações, da participação de toda a comunicação escolar na referida avaliação e de reflexão coletiva sobre avaliação da escola, bem como, evidenciaram dificuldade de acesso aos documentos produzidos pela escola e fundamentais para os processos de avaliação institucional. Com base nos resultados da pesquisa foi criado um aplicativo denominado Trilha da Avaliação Institucional com a finalidade de favorecer o acesso da comunidade escolar aos referidos documentos e criar espaços de participação. O referido aplicativo visa contribui para que a comunidade escolar tenha as informações necessárias para atuar como protagonista na construção da qualidade social da educação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Avaliação institucional. Gestão escolar. Ensino médio. Qualidade social da educação. Ensino aprendizagem. | pt_BR |
dc.title | AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL– uma trilha a ser construída na escola de educação básica da rede estadual de Minas Gerais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2022 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kênia Morgana Machado.pdf | 18,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.