Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2374
Título: | EDUCAÇÃO EM SAÚDE: O DESAFIO DA CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO |
Autor(es): | Veridiany do Nascimento, Kelly |
Palavras-chave: | Primeiros Socorros. Educação em Saúde. Escolas. Acidentes. |
Data do documento: | 15-Mar-2022 |
Resumo: | A população escolar em idade ativa, na busca contínua de novas descobertas, torna-se suscetível e vulnerável à ocorrência de acidentes e, quando estes acontecem, fragiliza-se o ideal de escola segura, tornando a orientação sobre Primeiros Socorros - PS uma necessidade urgente. Os Primeiros Socorros são cuidados direcionados a vítimas de algum evento traumático ou clínico, que visam à tomada de conduta necessária para a manutenção dos sinais vitais, até a chegada do socorro especializado. Entretanto, nem sempre profissionais da educação e docentes possuem orientação ou sabem qual conduta adotar diante de um evento, clínico ou traumático, que requeira o atendimento de Primeiros Socorros. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi apresentar, mediante uma revisão integrativa, pesquisa bibliográfica e documental, a produção científica que aborde o tema de Primeiros Socorros nas escolas, especificamente o conhecimento dos profissionais da educação e dos docentes sobre Primeiros Socorros, e a produção de um material sobre esse assunto, que pudesse ser consultado na escola pelos profissionais. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma revisão integrativa, e os dados foram extraídos a partir de filtros e critérios de inclusão e exclusão aplicados durante a revisão bibliográfica do estudo. Dos 8.142 artigos encontrados, foram selecionados 31 para a leitura e 21 foram incluídos na pesquisa. A partir da pesquisa, o produto elaborado foi uma cartilha educativa, didática, digital, com 36 páginas, organizadas em capítulos e subcapítulos sobre Primeiros Socorros nas escolas. Os eventos abordados foram selecionados a partir das pesquisas bibliográficas realizadas, sendo os mais frequentes as quedas, seguidas de lesões musculares, sangramento nasal, fraturas, desmaios, engasgos e convulsões, os quais foram contemplados na cartilha. Concluiu-se que há escassez de literatura com ações de Primeiros Socorros e que a falta de produção científica em PS faz com que lendas e crendices ainda permaneçam na sociedade, no momento do atendimento. Além disso, na maioria dos artigos pesquisados, os educadores se sentem despreparados ou incapazes de atuar e os que se sentem preparados descrevem condutas de modo incompleto ou inadequado, fato que mostra a importância de um trabalho de capacitação e de inserção de conteúdos pedagógicos com essa temática. Conclui-se também que os acidentes podem ocorrer nas escolas, desde os mais simples até os mais complexos, como uma parada cardiorrespiratória, por exemplo. As quedas, na maioria dos artigos estudados, são as mais frequentes, seguidas de lesões musculares, fraturas; sangramentos nasais; desmaios; engasgos e convulsões. Uma cartilha pode ser de grande valia, pois, após qualquer tipo de treinamento, é necessário algum material para ser seguido, como um protocolo ou um guia de orientação para o atendimento. O fato de a sociedade ter às mãos um conhecimento que possibilitasse, caso um coração parasse de bater, que se recebesse atendimento em tempo hábil e de forma adequada, de modo a trazer grandes chances de retorno à fisiologia normal e à vida, é algo que por si já deveria impulsionar qualquer tipo de iniciativa em compartilhar essa informação. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2374 |
Aparece nas coleções: | 2022 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kelly Viridiany do Nascimento.pdf | 14,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.