Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2389
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Boaventura de Araújo, Sirlei | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-28T17:54:14Z | - |
dc.date.available | 2023-03-28T17:54:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2389 | - |
dc.description.abstract | As ações educativas deveriam andar de mãos dadas com as políticas públicas de governo, com famílias e sociedade. O sistema educacional, em seus diferentes níveis de ensino, deve preconizar o envolvimento da escola com a ética e cidadania para o trânsito, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em seus temas integradores e a preconização a transversalização. Esta pesquisa fez sondagem em um PPP (Plano Político Pedagógico) de uma escola municipal, observando se os mesmos contemplavam a educação para o trânsito em seus componentes curriculares, transversalizando: cidadania, ética e direitos humanos. Entretanto, a abordagem do tema trânsito no contexto contemporâneo transversal não fora explicitamente acordado. Ademais a pesquisa sugere uma proposta voltada para a Educação no Trânsito e que o tema esteja sistematizado ao PPP. Posteriormente, ocorreu aplicação de um plano de trabalho, dividido em quatro momentos na escola em questão, além de uma descrição situacional de aspectos do trânsito local da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Tudo que envolve o cidadão e suas pluralidades estão sistematizadas na forma de lei e, em cada escola, no Plano Político Pedagógico, este documento antecipa cada ação no planejamento. A pesquisa possibilitou a reflexão sobre a realidade mormente a importância da Educação para entender e transformar o trânsito em nossa sociedade, e a necessidade de se implementar efetivamente uma nova consciência cidadã para humanizar o tráfego rodoviário e urbano. Como sugestão proativa para o ensino da educação para o trânsito nas escolas de Uberlândia apresentam-se alguns planos de aula sobre educação para o trânsito no âmbito da transversalidade para a disciplina de Geografia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Temas Transversais; Educação e Segurança no Trânsito; Trânsito de Uberlândia. | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: TRANSVERSALIDADE NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE UBERLÂNDIA/MG. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2021 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sirlei Boaventura de Araújo.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.