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Título: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NO ENSINO MÉDIO: UM EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO
Autor(es): Neto, Júlio Henrique da Cunha
Palavras-chave: Sistemas de Equações Lineares
Educação Algébrica
Atividade de Estudo
Experimento Didático-Formativo
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2020
Resumo: Este trabalho insere-se na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba e no projeto de pesquisa intitulado “Conteúdos algébricos no ensino médio: discussões e propostas na perspectiva da teoria histórico cultural”, aprovado pela FAPEMIG, em 2017. Ao considerar o cenário da educação brasileira, no início do Século XXI, marcada pelo valor utilitário dos conteúdos escolares; a necessidade de repensar os processos de ensino-aprendizagem com base nas alterações dos dispositivos legais para o Ensino Médio – Lei no13.415/2017 e BNCC; a necessidade de ressignificação dos conhecimentos algébricos diante das práticas escolares de seu ensino que enfatiza o pensamento empírico, apresenta-se a questão: Como organizar o ensino-aprendizagem de Sistemas de Equações Lineares no Ensino Médio, visando criar condições para o desenvolvimento do pensamento teórico do aluno? Tem-se o objetivo de desenvolver na prática escolar do Ensino Médio uma organização do processo de ensino-aprendizagem de Sistemas de Equações Lineares, potencializando o desenvolvimento do pensamento teórico, necessário à formação humana. Para tanto, o estudo fundamenta-se na concepção dialética-materialista e nos pressupostos da Teoria da Atividade de Estudo de Davídov. Utiliza-se o estudo bibliográfico e a análise de documentos que orientam o ensino de matemática, com ênfase na abordagem dada à álgebra. Desenvolve-se o experimento didático-formativo sobre Sistemas de Equações Lineares, como método para a criação experimental da organização do ensino, com alunos do 2o ano do Ensino Médio de uma escola localizada na cidade de Uberaba/MG. O diagnóstico preliminar apontou que os resultados dos alunos no ENEM demonstraram um baixo desempenho - não superaram uma média de 40% nas habilidades que envolvem a álgebra; que a organização do ensino, presente em salas de aulas, não privilegiou as discussões de juízos, conceitos e a formação do pensamento teórico, portanto o desenvolvimento do aluno. Em relação ao experimento didático-formativo, forma de testar a organização do ensino proposta, foram elaboradas três Tarefas de Estudo, que se constituem a unidade básica (célula) da Atividade de Estudo. A seguir, conclui-se que: 1) há indícios de que as tarefas conduziram os alunos ao desenvolvimento do pensamento teórico, ou seja, à apropriação de nexos internos inerentes ao objeto matemático – Sistemas de Equações Lineares, presentes numa rede conceitual que envolve: a relação de comparação e a de igualdade, as equações, variáveis, coeficientes, simultaneidade, diferentes formas de representação semiótica, enfim, as ideias de fluência e de interdependência, próprias da álgebra; 2) a organização do ensino na perspectiva da Teoria da Atividade de Estudo transforma o aluno e, também, o professor, promovendo o desenvolvimento de ambos; 3) essa organização do ensino exigiu conhecimentos consistentes dos pressupostos teóricos da Teoria da Atividade de Estudo e dos aspectos lógicos e históricos de Sistemas de Equações Lineares; 4) o professor tem papel fundamental no processo, como organizador do ensino e como responsável pela mediação, atuando na Zona de Desenvolvimento Próximo – ZDP. Desse modo, esta pesquisa comprovou a tese de que a organização do ensino com base na Teoria da Atividade de Estudo pode ressignificar o ensino da álgebra/ Sistemas de Equações Lineares, no ensino médio, potencializando o desenvolvimento do pensamento teórico. É um caminho possível que precisa de mais investigações e estudos.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2393
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