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Título: INFLUÊNCIA, TEXTO E PRÁTICA: OS CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - IFMT (2008 -2018)
Autor(es): Montanuci, Rosimeire
Palavras-chave: Formação de Professores
Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Mato Grosso
Políticas Públicas
Data do documento: 2020
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender em que medida o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), possui definido na sua estrutura organizacional e pedagógica, uma Política de Formação de Professores para a (EPT), que seja capaz de atender às necessidades dos professores nas suas ações de ensino, pesquisa e extensão, e que, ao mesmo tempo, possa contribuir na sua atuação e desenvolvimento profissional, contemplando os diferentes níveis de ensino nos quais estes profissionais atuam e transitam entre o ensino médio e a pós graduação. Para alcançar tais objetivos a perspectiva analítica adotada se ampara na metódica do “Ciclo de Políticas”, proposta por Stephen Ball. A partir dos seus pressupostos, compreende-se, dialeticamente, os contextos de emergência, criação e implementação das políticas públicas de educação em seus reflexos no IFTM. Desta forma, a estrutura de tese que ora se apresenta procura compreender a política de formação dos professores lotados no IFMT a partir de três momentos ou “contextos” específicos, quais sejam: O contexto de influência: momento no qual a tese se dispõe a refletir sobre as condicionantes históricas que, no entrecruzamento de forças internacionais, nacionais e regionais tornaram possível a emergência dos Institutos Federais de Educação e do IFMT em particular. Expressão das políticas públicas envidadas pelo governo do ex Presidente Luís Inácio Lula da Silva, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia dialogam tanto com o projeto político defendido pelo Partido dos Trabalhadores, quanto com o movimento mais amplo de globalização da economia e, dentro dele, de regulação neoliberal da educação. Neste contexto, observa-se a exigência de “habilidades e competências” educacionais que respondam às necessidades do mercado, dentre as quais se destacam: flexibilidade, empreendedorismo, interdisciplinaridade e inovação. O contexto da produção de texto: momento no qual a tese se dispõe a trazer à luz os projetos e programas de formação dos professores lotados no IFMT, produzidos pela instituição entre 2008 e 2018. Dentro da perspectiva posta por Ball a documentação escrita é, igualmente, resultantes do embate de forças sociais e políticas que tanto se expressam no texto quanto dão conta do “discurso vencedor” do processo. Neste sentido, os projetos erigidos pelo IFMT ao longo de sua existência, dão conta das percepções, dissonâncias e embates dos sujeitos envolvidos quanto à compreensão do processo formativo, do desenvolvimento profissional, da verticalização do ensino e da capacitação profissional com vistas à mobilidade dos professores em diferentes níveis de ensino. Da mesma forma, indicam a perspectiva vencedora que, impressa em texto escrito, traduz a posição que a instituição adotou com relação àquelas categorias. O contexto da prática: momento no qual a tese de dispõe a refletir sobre a implementação da política de formação do IFMT, observada no contexto anterior, enfocando, agora, o ponto de vista dos sujeitos: os professores da instituição. A partir de suas narrativas, será possível observar não apenas os embates inerentes à todos contextos, mas agudizados na realidade concreta do dia a dia do magistério, como, também, as ressignificações, reelaborações, limites, possibilidades e propostas de formação conforme a interpretação de seus professores.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2396
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